CNH gratuita! O CNH Social do Detran-ES divulga os aprovados!

A princípio, o programa CNH Social teve lançamento em 2011 pelo Governo do estado do Espírito Santo. Recentemente, com relançamento em 2019, o programa prevê mais de mil documentos, ou seja, CNH gratuita, em quatro anos de gestão do atual governo.

Antes de mais nada, o programa oferece formação, qualificação e habilitação profissional para motoristas, identificados como pessoas de baixa renda. Acima de tudo, a iniciativa tem o objetivo de possibilitar o ingresso inclusivo ao mercado de trabalho.

Como resultado, o programa que fornece a CNH gratuita tem um novo formato composto por três fases. Inicialmente, a etapa de Formação, que implica no processo de habilitação, de acordo com a legislação nacional. Logo em seguida, os beneficiários na segunda fase, a etapa de Sensibilização pela Vida no Trânsito. Assim, o objetivo é impactar os novos motoristas, de qualquer categoria, sobre os riscos e consequências de atos indevidos no trânsito.

Por fim, a última fase do programa oferece a etapa de Capacitação, onde apenas os interessados, realizam cursos especializados e atualização para condutores profissionais. Dessa forma, nesta última fase, os condutores podem se qualificar, com vantagens maiores ao mercado de trabalho.

Sobre o resultado da 2ª Fase do programa de CNH gratuita

Por fim, o resultado da segunda fase do programa CNH Social 2021, teve divulgação com a lista dos cidadãos que receberam a aprovação, no dia 27 de julho deste ano. A divulgação foi do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES).

Esta fase do programa atraiu 57.456 interessados, para obter a CNH gratuita. Deste total, os interessados se dividiram em:

– Primeira habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro)

– Mudança de categoria para D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta)

– Adição de categoria A ou B.

Os candidatos que não estão nessa lista, ainda podem tentar uma nova oportunidade em uma chamada única de suplentes, com divulgação no dia 2 de setembro, às 12h, no site do Detran.

Acima de tudo, os beneficiados aprovados agora, precisam fazer a matrícula no programa, na forma virtual, para efetivar a CNH gratuita.

https://detran.es.gov.br/

Dessa forma, é preciso acessar o site do programa, clicando na opção “CNH Social” e preencher o formulário com informações pessoais. Fazendo a matrícula, o cidadão tem acesso ao CFC (Centro de Formação do Condutor), que faz a mediação da primeira fase da CNH gratuita. O órgão usa o Sistema Renach e ajuda com os documentos necessários.

Logo em seguida, o candidato terá 15 dias para encerrar a abertura do Renach, na unidade mais próxima do Centro de Formação do Condutor.

Finalmente, é preciso coletar a biometria no Detran-ES em até 30 dias, inclusive, fazendo o agendamento pelo próprio site. Logo após, em 30 dias devem se realizar os exames, médico e psicológico.

O período de matrícula termina em dia 11 de agosto de 2021. A perda do prazo, implicará na desclassificação automática no programa. Mais informação no site do aqui