Principal Documentação de Veículos Agora é Digitalizada! FIM do CRLV em Papel

FIM do CRLV

 

A internet já é usada para a grande maioria de todo o tipo de comunicação escrita e verbal em todo o mundo.

No Brasil, está se tornando o caminho escolhido pelos gestores de logística e determinado como o caminho mais fácil e rápido para todo o tipo de criação, certificação e identificação documental e cadastral de documentos e registros. Certamente há um consenso ou avaliação precisa, de que a enorme maioria da população já possui acessibilidade e facilidade de entendimento no manuseio dessa ferramenta.

Agora é o Certificado de Rede e Licenciamento de Veículo (CRLV), que sempre foi o principal documento de posse e comprovação documental de todos os veículos no país. O documento será disponibilizado e oficializado pelo Governo Federal na versão digital, e pode ser acessado por smartphone ou pelo computador. Efetivamente a maior vantagem é a grande redução do risco de perda.

O primeiro passo é a aquisição (gratuita) do aplicativo Carteira Digital de Transito, disponível para aparelhos com o sistema Android e iOs e, realizar o cadastro com os dados necessários. Esse cadastro é o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a criação de uma senha de seis dígitos numéricos que deve ser pessoal, e nunca não deve ser compartilhada ou divulgada. Em seguida, o usuário já terá acesso à tela inicial da plataforma, e escolher a opção “Veículos”.

O próximo passo é escolher a opção, onde se adiciona um CRLV. É necessário digitar o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) e o código de segurança do CRV, que é o código de 11 dígitos que fica na parte superior direita do documento.

Somente no caso de pessoas jurídicas, todo o processo é um pouco diferente. Neste caso, deve ser realizado através do Portal de Serviços do Denatran, e não por meio de aplicativos. No portal, é preciso localizar e acessar a opção “Meus veículos” e efetuar o processo de cadastro, sobre o veículo que estiver registrado em nome da pessoa jurídica.

É importante ressaltar que, o CRLV é o documento do carro, o qual tem a finalidade de comprovar a “idoneidade” do veículo. É o uso documental de confirmação de que, todos os débitos do veículo e o imposto anual estão quitados.

Com todo o processo de digitalização realizado, será possível baixar o CRLV nos formatos PDF ou P7S e até mesmo impresso.

Fonte: www.terra.com.br