Tecnologia

Monetização de aplicativos! Saiba sobre as ponderações!

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A princípio, podemos afirmar que houve realmente um significativo aumento da monetização de aplicativos, como uma estratégia para ganhar com retornos financeiros sobre um produto de software mobile. Com efeito, tornou-se uma abordagem comum no mercado, para muitas empresas em todo o mundo.

Dentre os primeiros tipos de monetização de aplicativos, surgiram aqueles que são mais restritivos e, atualmente se tornaram menos comuns.  Antes de tudo, são aplicativos pagos por padrão, exigindo o pagamento pelo usuário para poder usar. Normalmente, o pagamento pode se efetuar pelos caminhos mais atuais de uso moderno.

Esse tipo de financiamento é interessante por gerar uma sensação de exclusividade para quem utiliza e uma certa expectativa por maior qualidade do sistema. Nesse sentido, o retorno ao provedor dessa monetização é certo, pelo pagamento obrigatório de qualquer download. Uma desvantagem é que sempre haverá a concorrência de outro sistema gratuito.

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Em suma, são vários tipos de monetização de aplicativos. Tem aqueles que dividem o software para uso grátis e uso pago e aqueles que usam de anúncios na interface do aplicativo e, em contrapartida, oferecem elementos da composição visual. Inclusive, aqueles que apresentam uma estratégia de geração de renda para a empresa, oferecendo as compras no próprio aplicativo, por exemplo, os aplicativos de jogos.

 

Sobre a monetização de alguns aplicativos famosos

Antes de mais nada, é visível o sucesso de aplicativos de vídeos curtos, como nunca se viu antes. A princípio, o TikTok se tornou uma das principais redes sociais do mundo e, pela monetização de aplicativos em alta, esse em especial, provocou os principais concorrentes. Quase todos os aplicativos de redes sociais lançaram novas ferramentas para concorrer, com a monetização de aplicativos em alta.

Por outro lado, uma rede que também ganhou muita popularidade foi o Kwai. Originária da China, a rede tem tendência forte nos vídeos curtos, Antes de tudo, o foco em viralizar entre os usuários, acabou conquistando um público enorme em todo o país. Sobretudo, porque gera pagamento em dinheiro, aos usuários que ficam diariamente, interagindo com conteúdo e convidando novos usuários.

Entretanto, há ocorrências em registro, por parte de usuários de alguns aplicativos. Devido à monetização de aplicativos em alta, muitos deles criam falsas expectativas, sobretudo, iludindo pessoas com uma imagem de enriquecimento fácil. Sob o mesmo ponto e vista, garantem ao usuário que, se permanecer muito tempo e executar as ações com intensidade no aplicativo, ficará rico.

Nesse sentido, citando o aplicativo Kwai como exemplo, é uma ferramenta que, frequentemente, oferece ganhos milionários se o usuário completar cada ação. No entanto, é evidente que o usuário precisa fazer muito mais que o necessário, inclusive, conquistar centenas de outros usuários. Ainda assim, não ganhará nem um terço do montante que o aplicativo promete.

Em conclusão, em um teste de pesquisa em um site idôneo e respeitado, nos dois aplicativos mais conhecidos, o Kwai e o TikTok, o número de moedas resultante da visualização de vídeos cai gradualmente.

No Kwai chega a zero, enquanto que, no TikTok a monetização continua, porém, com limite de 30 minutos por dia.

Sobre a regulamentação da monetização

Em acordo com, Mônica Prado, especialista em Comunicação do CEUB (Centro Universitário de Brasília), o problema é a falta um de transparência em certos tipos de monetização de aplicativos, com falsas propagandas. Dessa maneira, é importante uma regulamentação mais específica.

Segundo a declaração, a publicidade digital enganosa e duvidosa, acontece porque os termos não são transparentes, sobretudo, porque o tal “enriquecimento, não acontece para todos. Pode chegar a uma ínfima minoria, por sorte ou direcionamento do algoritmo. Dessa forma, causa grande frustração, pela perda de muito tempo, sem remuneração como se prometia na propaganda.

Como resultado, o aplicativo TikTok declarou que o objetivo atual é oferecer a melhor experiência do usuário no aplicativo, experimentando as várias formas de monetizar conteúdo para marcas e criadores. A rede afirma ainda, que frequentemente, testa novos formatos e, oferece oportunidades potenciais de negócios interessantes.

Enfim, segundo especialistas em Direito, o julgamento final depende do parecer de autoridade judicial. Portanto, em regra geral, o exagero na propaganda de enriquecimento na monetização de aplicativos, mancha a publicidade. Em vista disso, nesses casos, o consumidor não é atraído pela publicidade em si pelos vídeos, nem o interesse de visualizar os vídeos dos aplicativos. Em resumo, apenas a intenção da vantagem financeira.

As leis brasileiras são escassas e não regulam a operação com distinção. Sobretudo, em especial no âmbito da publicidade digital. Atualmente, é primordial um esclarecimento jurídico maior, para o setor de redes sociais.

 

 

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Esta postagem foi publicada em julho 26, 2021 12:53 pm

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Luiz Alberto da Silva

Técnico, Designer, Personal Stylist, Cerimonialista de eventos e Redator de língua portuguesa

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