Categorias: Dicas

VOCÊS ACHAM QUE AS ESCOLAS DEVEM REABRIR?

Anúncio

Como é complicado quando você resolveu compartilhar opiniões, falar sobre o que gosta ou se posicionar perante uma polêmica qualquer. Hoje, a confusão é evidente pela ignorância em distinguir a diferença entre “entender” e “aceitar”! Todos temos nossas próprias visões. O que dificulta é, na maioria das vezes, o embasamento e o saber consciente, para opinar e entender. ENTENDER não é aceitar! Isto é que não se vê compreendido.

Uma entrevista realizada pelo Jornal Folha de São Paulo mostra as opiniões completamente opostas, entre duas professoras da rede pública de ensino, sobre a volta do funcionamento “normal” das Escolas. É nítida a analogia ao impasse de se posicionar na questão, entendendo e não aceitando, ou aceitando apesar de não entender. Não é fácil.

A pandemia causou muito mais do que o prejuízo à economia dos países. Dezenas de carências e sequelas da ausência de convivência social nos trouxeram aos debates, às polêmicas que se alastram em sites de relacionamento e em “lives” pela internet. Começamos a perceber que todo mundo é “médico” e especialista em economia, política e gestão pública. Nesse clima, está feito o embate que nã sabemos até quando vai durar.

Os professores que são contra a volta das aulas neste período são a maioria em todo o país. A alegação principal desse grupo é que a Escola não é um lugar para se ir com medo. É um ponto de resgate do conhecimento, com a integração dos jovens e crianças como seres humanos gregários. É o lugar onde se promove além do que a aquisição do saber, a troca de experiências. Onde se vive as primeiras emoções da formação de caráter e personalidade, gostos e cultura.

Por outro lado, a minoria a favor, tem como fundamento a declaração de que os alunos precisam ter a atividade escolar como prevenção da depressão e da inércia total de atividade sensorial e física. Também alegam que todos os cuidados serão tomados. Que a gestão escolar está se preparando, ou já se preparou adequadamente. Porque alguma Escolas já iniciam as aulas no início de março. A frase de muitos dos professores a favor é: “A Escola é nosso ambiente de convivência, do olhar”.

Anúncio

As redes públicas de 15 estados anunciaram a volta às aulas, ao menos de forma remota, para este mês de fevereiro. Apenas o estado de Goiás já havia iniciado suas atividades escolares em janeiro passado. Por conta da pandemia, o calendário das escolas públicas no Brasil sofreu atrasos e mudanças.

Os outros 9 estados e o Distrito Federal programam o retorno das atividades escolares a partir de março. Somente o estado da Bahia não informou uma previsão de retorno. Mas, a maioria dos entes da federação decidiu começar essas primeiras aulas com ensino remoto. O objetivo é implementar de forma gradativa o retorno dos trabalhos presenciais.

A intenção em grande parte dos casos é estabelecer uma forma híbrida de aulas, ou seja, parte das aulas de forma online e parte dos alunos de forma presencial na escola; com alternâncias neste processo.

Ainda assim, a recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) é que toda e qualquer atividade em grupos de peoas em ambientes fechados sempre reserva um grande perigo de contaminação pelo Corona Vírus. Mesmo que se prometa cuidados, ainda não se descarta a possibilidade de contrair a doença.

O que se deve deixar muito claro é a responsabilidade da gestão escolar em todos os seus níveis, por um possível agravamento da situação nas escolas.

Esse tema é muito difícil de se resolver. Acredita-se que a melhor solução viria de uma discussão consciente, com a participação das autoridades médicas, junto aos órgãos mais altos de gestão da Educação e com a participação de representantes da classe mais importante: os alunos.

Redator: Luiz Alberto Silva

USE MÁSCARA! LAVE AS MÃOS! MANTENHA O DISTANCIAMENTO SOCIAL!

Anúncio

Esta postagem foi publicada em fevereiro 9, 2021 2:17 am

kochanski Anderson

Apaixonado pelo mundo das noticias, gostamos oque fazemos

Postagens recentes

  • Tecnologia

SpaceX lança e pousa com sucesso seu foguete protótipo de nave estelar

A SpaceX voou com o 15º protótipo de seu foguete de próxima geração totalmente reutilizável hoje, com um vôo de… consulte Mais informação

maio 6, 2021
  • Filmes

Tudo sobre Star Wars – May The Fourth Be With You!

Na terça-feira, 4 de maio de 2021, é celebrada toda a saga que surgiu em 1977, que ainda emociona e… consulte Mais informação

maio 6, 2021
  • Cursos

Cursos gratuitos de graduação a distância na UNIVESP!

Contudo são mais de 664 vagas em cursos gratuitos de graduação a distância na UNIVESP (Universidade Virtual de São Paulo).… consulte Mais informação

maio 5, 2021
  • Noticias
  • Tecnologia

Google Fotos não será mais gratuito! Entenda como será!

A partir de 1º de junho de 2021, o conteúdo de fotos no serviço de backup de imagens e vídeos… consulte Mais informação

maio 4, 2021
  • Dicas
  • Tecnologia

Como resolver problemas no acesso ao Facebook!

Vários problemas podem acontecer quando alguém tenta o acesso ao Facebook. Nesse sentido, pode ser uma senha errada, um e-mail… consulte Mais informação

maio 3, 2021
  • Tecnologia

Redmi Note 10 da Xiaomi! – Novos Lançamentos no site oficial!

A Xiaomi anunciou pela conta do Twitter a data de lançamento dos aparelhos Redmi Note 10. O lançamento dos novos… consulte Mais informação

abril 30, 2021

Nosso website usa cookies.

Leia mais