A falta de uma alimentação saudável está relacionada com a desnutrição e transtornos alimentares. A alimentação saudável é o fator de maior importância na vida.
Está relacionada com a longevidade e a resistência a qualquer doença, pelo simples fato de proporcionar uma série de benefícios. A alimentação correta leva à melhoria do sistema imunológico, à maior capacidade de concentração mental e a uma maior disposição para as atividades diárias do ser humano.
Quem se alimenta direito previne doenças, tem uma noite de sono muito melhor porque as horas bem dormidas combatem o estresse e a depressão.
Podemos aceitar sem receios as sugestões, que a Medicina e a Ciência Alimentar determina para se ter uma alimentação saudável.
Hábitos podem ser adotados para se conseguir uma alimentação saudável:
- Evite o consumo de óleos vegetais e manteigas.
- Consuma menos sal e açúcar nos alimentos e em sua forma natural.
- Deve-se beber, no mínimo, 2 litros de água por dia.
- Evite alimentos com conservantes.
- A alimentação deve ser sempre variada e colorida.
- O ideal é se alimentar de 3 a 5 porções de frutas por dia.
- É recomendado comer em intervalos regulares de 3 horas.
- Evitar ao máximo os conhecidos “fast foods”!
Uma das melhores formas de se adaptar a uma alimentação saudável é através da Pirâmide Alimentar. Ela consiste em um gráfico que sistematiza os alimentos de acordo com suas funções e seus nutrientes.
A primeira pirâmide alimentar no Brasil foi criada em 1999. Ela foi baseada nos hábitos alimentares e nos alimentos típicos dos brasileiros, pelo uso constante e comum no país.
Cada nível da pirâmide representa um grupo de alimentos e a quantidade recomendada a ser ingerida durante o dia. Os alimentos que devem ser consumidos são dispostos em maior quantidade na base da pirâmide. São os alimentos energéticos que são ricos em carboidratos como: massas, pães, cereais e arroz. Esses alimentos devem estar em todas as refeições.
Por outro lado, os alimentos que precisam ter o consumo moderado estão sugeridos no alto da pirâmide.
As frutas, verduras e legumes devem ser consumidas em três porções durante o dia. Esse grupo inclui os alimentos reguladores e estão na porção intermediária da pirâmide. As frutas exóticas também se tornam uma opção de consumo para ter uma alimentação saudável, contribuindo para aumentar a diversidade de consumo.
Os alimentos desse nível intermediário são os responsáveis pela maior absorção de vitaminas e ajudam na eliminação dos radicais livres no corpo humano.
No topo da pirâmide alimentar estão as gorduras, óleos, açúcares e doces. São alimentos que devem ter o menor peso na alimentação saudável. A quantidade excessiva ou similar aos alimentos da base da pirâmide, causa o desconforto físico e as situações de mal-estar durante as atividades diárias, inclusive proporcionam uma baixa qualidade do sono.
- Leia também:
- BBB21: Filho de Karol Conká quebra o silêncio, faz desabafo e choca a internet
- Os novos personagens de Resident Evil Village
- 16 Celebridades sem maquiagem (e continuaram lindas)
Existem projetos que já forem sugeridos ao Ministério da Saúde, para que em parceria com o Ministério da Educação, pudessem colaborar para a informação e incentivo da sociedade a terem uma vida mais saudável e correta, com o objetivo de contribuir para a prevenção de doenças. Os projetos possuem um conteúdo pedagógico onde, na forma didática, educam os estudantes dos primeiros níveis escolares no sentido de buscarem o conhecimento e as práticas da alimentação saudável.
As escolas podem estimular as crianças e adolescentes a buscarem uma alimentação saudável através da criação de hortas escolares, pesquisas sobre o tema e realizando oficinas de receitas culinárias com criação de textos e exposições.
A alimentação saudável aliada a exercícios físicos é a melhor receita de uma longa vida, com saúde e bem-estar para qualquer pessoa.
Saúde é uma palavra de ordem nos dias atuais. É o melhor presente que vida pode nos dar!
Fonte: Todamateria