Os aplicativos do Google! Aplicativos que facilitam a vida!

De certo modo, a criação de aplicativos veio para trazer inovação e transformação para a acessibilidade. Além de tudo, trazer ganhos financeiros e entretenimento, para empresas e pessoas. A maioria das propostas têm potencial para aprimorar celulares, inclusive, entrar na lista dos aplicativos mais baixados, como os aplicativos do Google.

A princípio, é importante estabelecer algumas definições como, por exemplo, o software e sua relação com a rotina de uso. Assim sendo, o software é o equipamento de inteligência e da lógica de um computador, enquanto o hardware é o suporte material e físico. Dessa forma, os sistemas de operação trabalham na interação entre o software e o hardware.

Portanto, na área de informática, um software aplicativo é um tipo de software desenvolvido para realizar tarefas práticas para as pessoas posam concluir trabalhos específicos. Em consequência, essa característica distingue os aplicativos de outros tipos de programas como os utilitários que executam trabalhos de manutenção e uso geral, os operativos do equipamento e os programas de linguagem da programação.

Em suma, um aplicativo ou software aplicativo pode também, se definir como um conjunto de informações que são lidas pelo computador ou smartphone. Possui funções como a realização de cálculos, organização e execução de tarefas, além de processar informações, entre várias outras habilidades.

Nesse sentido, a imensa presença dos aplicativos do Google é notável em todos os equipamentos de informática no mundo. Do mesmo modo, o uso desses aplicativos está presente, inclusive, em equipamentos que não usam o sistema operacional Android.

O Google também desenvolve e disponibiliza vários aplicativos úteis para melhorar a experiência mobile.

 

Os aplicativos do Google indispensáveis no celular

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que os celulares com sistema Android vem com um pacote de aplicativos próprios do Google, e denominação popular como Gmail, Chrome, Drive e YouTube. Por outro lado, pode-se instalar várias outras opções direcionadas à produtividade, gerenciamento de arquivos, organização, sobretudo, edição de fotos.

Veja alguns dos aplicativos do Google.

Google Maps

Entre os aplicativos do Google, essa é uma ferramenta das mais usadas e indispensável para planejar o trajeto diário, seja a pé, ou com qualquer veículo. Ela faz cálculos com informações atualizadas em tempo real sobre o trânsito, inclusive, permitindo encontrar o horário adequado para iniciar o trajeto. Esse aplicativo tem uma grande base de informações sobre estabelecimentos comerciais, pontos turísticos e outros pontos importantes, com todas as informações pertinentes. Do mesmo modo, fornece informações atualizadas sobre transporte público, além de tudo, possibilita o download de mapas e rotas mais utilizadas para uso offline.

Google Tradutor

Com esse aplicativo, se pode, por exemplo, traduzir para o idioma desejado, a partir da câmera. Basta selecionar os idiomas, apontar a câmera para alguma frase ou placa e aguardar o resultado. Desse modo, não precisa copiar o texto, pois o aplicativo exibe, em lugar da sentença original, a opção traduzida com realidade aumentada. É possível acessar esse aplicativo pelo navegador do próprio celular. Entretanto, oferece vários recursos diferenciados, indo além as opções convencionais. Transcreve falas e realiza a tradução simultânea. Da mesma forma, com o uso do microfone, esse aplicativo identifica diálogos e exibe as traduções para os idiomas das pessoas nos diálogos. Também, é possível fazer o download de pacotes de idiomas para uso offline.

 

Mais softwares do Google para ter no celular

Google Agenda

Entre os aplicativos do Google, essa ferramenta permite registrar todos os seus eventos importantes e envia notificações para evitar a perda de compromissos. Acima de tudo, esse aplicativo é uma das opções mais populares entre similares sobre calendário. Através de uma interface intuitiva, consegue abrigar as tarefas pessoais e profissionais no mesmo local e realizar o arquivo com informações completos sobre cada evento.

Um grande diferencial é a capacidade de integração com a conta Google. O aplicativo permite, inclusive, carregar anexos do Google Drive para a descrição do evento. Além disso, quando realizar compras de passagens de uma hospedagem, através da conta, o aplicativo pode criar um evento na agenda, de forma automática.

Google Fotos

o Google Fotos é um aplicativo que, além de estar no pacote de ferramentas nativas do Google, é importante para administrar a galeria de fotos e vídeos do telefone. Dessa forma, reúne recursos de backup e organiza os conteúdos de mídia no telefone, por data, local e reconhecimento facial. Antes de mais nada, as vantagens desse aplicativo vão além do backup, que pode, por exemplo, se usar para encontrar as memórias favoritas muito rápido. Possui um sistema de busca adaptado para rostos, localizações, termos e datas, para acessar fotos de diversos momentos. Além de tudo, entre os aplicativos do Google, esse software cria sugestões automáticas de lembranças e colagens.

Google

Esse software é uma opção versátil a celulares e concentra algumas das principais ferramentas, como o Google Assistente, o Google Lens e a pesquisa. É um aplicativo próprio da empresa. A princípio, funciona como um grande hub com informações de sua rotina, ver notícias de interesse e pesquisar assuntos diversos. Com efeito, entre os vários recursos no aplicativo, tampem há o suporte ao Google Assistente e o acesso ao Google Lens.

As diversas funções dos aplicativos

Primeiramente, pode-se dizer que algumas das funções dos softwares aplicativos são para a realização de cálculos, execução e organização de tarefas, processamento de informações, além de várias outras funções. Entretanto, além dos softwares aplicativos voltados para computadores, há as ferramentas ciadas especificamente, para aparelhos móveis, conhecidas simplesmente como aplicativos ou aplicativos móveis. São feitos para smartphones, tablets, leitores de livros, players de música, e outros equipamentos mais simples.

Do mesmo modo, existem também outros tipos de aplicativos com funcionalidades distintas, que podem possuir, simultaneamente, a versão para computadores e aparelhos móveis. Em outros casos, se desenvolvem softwares aplicativos por medida, ou seja, a pedido específico de um usuário. Portanto, nesses casos, o software permitirá a resolução de um problema específico.

Os programas e aplicativos que se usa no computador também são considerados como aplicativos, e não somente os que se usam nos smartphones. Alguns aplicativos já vêm pré-instalados nos dispositivos, porém, mas também pode-se baixar gratuitamente ou comprar na internet. Há aplicativos para comunicação, produtividade e entretenimento e muitos outros de várias utilizações.

Exemplos de aplicativos muito usados

Processador de texto

Em um software aplicativo como esse, é possível escrever uma carta, criar um informativo (panfleto) e vários e diferentes tipos de documentos. O mais conhecido é o Microsoft Word, um dos aplicativos do Google.

Navegadores

A maioria dos computadores vem com um navegador para acessar a internet pré-instalado, no entanto, também é possível fazer o download de outro software aplicativo. Entre esses, os mais usados são o Google Chrome e o Firefox.

Reprodutores de mídia

São os aplicativos usados para escutar MP3 ou ver vídeos. Entretanto, é necessário ter um reprodutor de mídia.

 

Os aplicativos mais baixados atualmente

Recentemente, a competição no mercado de criação de novos aplicativos se tornou mais acirrada e desafiadora. Cada vez mais, a tecnologia avança a passos rápidos para criar aplicativos mais criativos. Principalmente, softwares que sejam tão bons quanto os aplicativos da Google, que atendem satisfatoriamente o mercado.

Segundo as pesquisas na área, é previsto gastos em torno de mais de 170 bilhões de dólares neste mercado até 2024. Segundo a Sensor Tower, o Telegram foi o aplicativo mais baixado no mundo no início deste ano, com 63 milhões de instalações, em consequência, um valor 3,8 vezes maior que janeiro do ano passado.

Isso, porque cresceu a polêmica em torno da política de privacidade do WhatsApp, em relação ao compartilhamento obrigatório de informações de usuários com o Facebook. Do mesmo modo, essas novas regras provocaram a migração de muitos usuários para a concorrência, principalmente, Telegram e Signal.

Entretanto, o WhatsApp esclareceu com sucesso sobre o compartilhamento dos dados e sobre a criptografia e dados privados, mantando a posição entre os 5 mais baixados. Hoje, o Telegram ocupa a 9º posição, desde maio deste ano.

Mesmo com os aplicativos do Google sendo os mais usados diariamente, o TikTok é um dos aplicativos mais baixados no mundo. Se mantém no top dos 5 aplicativos mais baixados, inclusive, tendo sido o 2º colocado em janeiro e o 1º nos meses seguintes até maio deste ano. O Brasil é o país com maior volume de downloads com 16% nesse ranking, passando à frente da China que tem12% das instalações.

Aplicativos mais baixados em 2021

1- TikTok                      6- Zoom    

2- Facebook                  7- Snapchat

3- Instagram                 8- Capcut            

4- WhatsApp                  9- Telegram

5- Messenger                10- Josh

 

Fonte:

https://canaltech.com.br/

https://conceito.de/

https://usemobile.com.br/