Dicas

Jovem Aprendiz! As condições de trabalho aos jovens brasileiros!

Primeiramente, com a crise econômica e o mercado de trabalho com taxa baixa de empregabilidade, tudo fica mais difícil para quem deseja planejar uma carreira. Entretanto, existe possibilidades, pelo menos, a um jovem aprendiz, uma opção que se encontra tanto em programa público do governo, como em empresas privadas.

De fato, conseguir o primeiro emprego é um sonho de todos os jovens brasileiros que, na maioria das vezes, é uma necessidade de sobrevivência. São muitas as dificuldades que povoam a vida de jovens nesta empreitada. Do mesmo modo, a incerteza de como será o futuro e a ansiedade por trabalhar também acompanham a vida desses jovens.

A princípio, todos passam por essa situação e, depois de adultos, sabemos que isso faz parte do processo de iniciar no mercado de trabalho. Da mesma forma, sabemos da dificuldade para conseguir a primeira vaga, inclusive, do desafio das exigências e a inexperiência como obstáculo.

Quando se é jovem, nem sempre temos sabedoria suficiente para saber como enfrentar todas dificuldades na busca do primeiro trabalho. Mesmo com um certo grau de estudo, nos deparamos, constantemente, com a exigência da experiência. Nesse sentido, existem programas que oferecem auxílio a Jovem Aprendiz e Menor Aprendiz, para tentar auxiliar a juventude do país no início de uma futura carreira.

À primeira vista, um dos desafios aos jovens é como apresentar uma competência de comportamento, mesmo sem ter alguma experiência de trabalho. Entre outros desafios estão a dificuldade para encontrar um trabalho que seja afinado com o seu perfil e lidar com a ansiedade de desenvolver todo o seu potencial.

Infelizmente, é sempre difícil responder à todas essas questões com eficiência e rapidez. Contudo, o mais importante é que o jovem possa reconhecer os seus pontos fortes, para se dar bem em qualquer situação.

 

O Programa Jovem Aprendiz Votorantim

De antemão, sabemos que a falta de experiência de trabalho é um dos principais desafios aos jovens. Todavia, no Brasil, há um dispositivo legal (Lei 10.097/2000) que possibilita o apoio social e de caráter profissional para auxiliar um jovem aprendiz a iniciar uma carreira. Como resultado, essa lei obriga as empresas de grande e de médio porte, a preencherem o quadro de empregados, com 4% a 15% com trabalhadores na classe de jovem aprendiz.

A Votorantim S.A., uma grande multinacional brasileira é integrada a essa iniciativa, inclusive, oferecendo oportunidades através do seu programa Jovem Aprendiz Votorantim 2021 em todo país. É um programa importante que concede inclusão social, estimulando a cidadania e valores éticos e profissionais. Da mesma forma, em qualquer programa desse tipo, o horário de trabalho de um jovem aprendiz, não pode ultrapassa 6 horas diárias, onde o período não coincide com o horário escolar.

Para participar é necessário realizar um cadastro no site.

https://www.votorantimcimentos.com.br/

Depois de entrar no site, é só procurar a aba “Carreiras” e clicar no link “Trabalhe Conosco”. Depois disso, encontre a aba “Vagas Abertas”. Por fim, basta clicar no ícone “Vagas de Aprendiz na Votorantim Cimentos” e realizar o cadastro. Por outro lado, é muito importante atualizar sempre as informações manter as informações atualizadas no site, para estar apto a novos processos de seleção. Assim, há a garantia de participação constante nas oportunidades.

A Votorantim oferece no programa Jovem Aprendiz, os mesmos benefícios e direitos trabalhistas dos empregados tradicionais na empresa. A saber, o jovem aprendiz tem Vale-transporte, Vale-refeição e Plano de saúde. Inclusive, o salário é compatível ao mercado de trabalho e, perfeitamente alinhado com a função que o jovem aprendiz exerce dentro da empresa.

 

Sobre a legislação brasileira para o programa

Em primeiro lugar, deve-se destacar que a lei prevê a contratação de jovens entre 14 e 24 anos de idade para entrar no mercado de trabalho, através do programa do jovem aprendiz. Do mesmo modo, esse projeto, permite a capacitação profissional, além da oportunidade de trabalho. Da mesma forma, esses jovens têm direito ao FGTS, décimo terceiro e férias, inclusive, contribuição ao INSS, além de outros.

Através da Lei nº 10097/2000 (Lei da Aprendizagem), se estabelece o programa Jovem Aprendiz, cujo objetivo é estimular as empresas para a criação de programas de aprendizagem aos adolescentes. De maneira idêntica, o programa estabelece que o contrato de trabalho precisa estar registrado em Carteira de Trabalho, com acesso a todos os direitos adequados.

Dessa forma, fica implícito que um jovem aprendiz é aquele que pode trabalhar, mas, precisa estudar, além de receber a capacitação para a área onde trabalha. Em contrapartida, se o jovem não possui o ensino fundamental completo, precisa estar matriculado na escola e comprovar a frequência das aulas. Como o empregador tem o dever de assegurar uma formação técnico-profissional ao jovem aprendiz, da mesma forma, o jovem deve executar as obrigações profissionais necessárias a essa formação.

A participação no programa jovem aprendiz exige ter entre 14 e 24 anos de idade, contudo, não se aplica a idade máxima a pessoas com deficiência. Acima de tudo, deve estar cursando ou ter a conclusão do ensino fundamental e médio, com frequência escolar.

Em resumo, para se conseguir uma vaga de trabalho como jovem aprendiz, o interessado deve se cadastrar em sites e instituições que anunciam essa opção. Após o cadastro, é preciso se candidatar às vagas disponíveis.

Portanto, para ajudar, deve-se buscar por cursos de qualificação profissional gratuitos e de ótimas qualidades, como cursos do Senai e Senac.

 

Como enfrentar os desafios do mercado de trabalho

A princípio, para quem busca iniciar no mercado de trabalho, surgem duas opções, como jovem aprendiz e de menor aprendiz. Do mesmo modo, costuma-se definir de forma prática que, o menor aprendiz é o candidato ao trabalho com idade entre 14 a 17 anos, enquanto que o jovem aprendiz possui idade entre 18 a 24 anos.

Mesmo assim, infelizmente, nos últimos cinco anos, os jovens foram a parcela da população que mais perdeu renda no trabalho, além da dificuldade de participação em programas como Jovem Aprendiz. Em conformidade com resultados de pesquisas idôneas, jovens entre 15 e 29 anos perderam 14% da renda proveniente do trabalho, entre 2014 e 2019. Da mesma forma, houve uma perda maior entre a população mais pobre (24%).

Sobre como enfrentar as dificuldades

Gaste o tempo e energia para melhorar o currículo

É muito importante destacar os conhecimentos e experiências, ainda que não sejam profissionais, para ter consideração dos recrutadores de RH. Do mesmo modo, saiba como definir um currículo em feito, valorizando sua formação e experiências sociais

Desenvolva habilidades ao mercado de trabalho

Procure estudar online ou participar de trabalhos sociais com voluntário, ara auxiliar na avaliação de recrutadores.

Fazer pesquisas sobre a empresa que quer trabalhar

Com efeito, é importante pesquisar tudo sobre uma empresa que esteja oferecendo uma vaga de interesse do jovem aprendiz. Basta entrar no site da empresa e ler tudo a respeito, sobretudo, sobre onde atua e como acontece a sua participação no mercado.

Faça a avaliação própria

Somente a partir do conhecimento dos seus pontos fortes e fracos, se pode direcionar uma carreira e fazer escolhas profissionais de forma eficiente, para ter sucesso na vida.

Nunca desista

É indispensável ter foco na busca de emprego. Procure criar rotinas diárias de tentativas.

Esta postagem foi publicada em outubro 19, 2021 12:08 pm

Compartilhar
Luiz Alberto da Silva

Técnico, Designer, Personal Stylist, Cerimonialista de eventos e Redator de língua portuguesa

Postagens recentes

  • Tecnologia

Aplicativo para ver aparência dos filhos! Com quem será parecido?

Confira no final do posto o aplicativo, agora vamos contar um pouco, primeiramente, a genética é uma área da ciência… consulte Mais informação

novembro 27, 2021
  • Tecnologia

Pintar as unhas! Saiba a história e as técnicas dessa vaidade!

Com efeito, para ser vaidoso ou cultivar a vaidade precisa de muito tempo e conhecimentos. Isso, devido à vontade de… consulte Mais informação

novembro 20, 2021
  • Tecnologia

Novo recurso do Instagram! Uma ação contra o preconceito!

A princípio, as redes sociais se tornaram instrumentos de troca de informações e comunicação que, apesar de importantes, reproduzem algumas… consulte Mais informação

novembro 16, 2021
  • Famosos

Lembra dela? Tássia Camargo enfrenta morte cruel da filha, infarto e desaparecimento da TV: “Deixei”

Tássia Camargo fez seção do alto escalão da Globo entre os anos 1980 e 1990, estrelando tramas de peso conforme… consulte Mais informação

novembro 11, 2021
  • Finanças

O CONTROLE DO SEU DINHEIRO! COMO GASTAR COM EQUILÍBRIO!

Definitivamente, o dinheiro sempre esteve estre as palavras de ordem no dia a dia. Do mesmo modo, quase tudo se… consulte Mais informação

novembro 7, 2021
  • Famosos

Como está a mãe de Marília Mendonça após saber da morte da filha é de cortar o coração

Após saber do falecimento de Marília Mendonça, Ruth Moreira, mãe da artista, acabou passando mal, necessitando ser socorrido às pressas… consulte Mais informação

novembro 6, 2021
  • Dicas

Empréstimo com garantia do FGTS! Veja como fazer sem riscos!

Definitivamente, sempre que se procura por um empréstimo é para pagar dívidas, realizar sonhos, começar um próprio negócio, inclusive para… consulte Mais informação

novembro 2, 2021
  • Mulher

Aposentadoria das mulheres! Veja como ficaram as regras!

A princípio, as pessoas sempre esperam chegar numa idade mais avançada, com saúde e conforto. Com efeito, nem sempre quando… consulte Mais informação

outubro 27, 2021
  • Tecnologia

O uso da inteligência Artificial! O que é e como acontece!

A Inteligência Artificial pode ser constatada em smartphones, computadores, nas redes sociais e nos mecanismos de busca. À primeira vista,… consulte Mais informação

outubro 12, 2021