SOBRE NÓS

Aqui você encontra absolutamente tudo sobre as notícias de famosos, TV, entretenimento, esportes, política e tecnologia. Veja a política de privacidade do nosso site!  CNPJ: 180472530001-86 Cidade: Telêmaco Borba

AVISO

Com as nossas dicas tentamos ajudar os nossos leitores, mas de forma alguma deve ser utilizado o site para substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre o seu médico antes de fazer qualquer uma das nossas dicas. O dicasmix não, terá qualquer responsabilidade pelos seus atos.

O uso da inteligência Artificial! O que é e como acontece!

uso da Inteligência Artificial
Publicidade

A Inteligência Artificial pode ser constatada em smartphones, computadores, nas redes sociais e nos mecanismos de busca. À primeira vista, um bom exemplo é o aplicativo Google Photos, que tem capacidade de identificação de objetos e pessoas. Inclusive, pode identificar situações específicas, através do uso da Inteligência Artificial como tecnologia de ponta.

Antes de mais nada, é bom ressaltar que o funcionamento da Inteligência Artificial é baseado na combinação de grandes volumes de dados digitais e algoritmos inteligentes. Nesse sentido, os dados digitais realizam a leitura de padrões pelo sistema. Simultaneamente, os algoritmos interpretam padrões e informações, realizando uma memorização imediata para um aprendizado automático.

No entanto, um sistema que trabalhe com inteligência artificial precisa de constante alimentação de dados para manter o aprendizado e gerar bons resultados.

Em vista disso, podemos definir que a Inteligência Artificial envolve a criação de sistemas capazes de raciocinar e resolver problemas. Em consequência, quando ela é assim, forte por excelência, se classifica como autoconsciente. Sobretudo, essa condição tem provocado muitas discussões, inclusive, sobre a capacidade das máquinas evoluírem para um estado maior de consciência própria.

Porém, todo o trabalho científico para se criar a inteligência artificial teve como objetivo, criar máquinas que possam se equiparar ao comportamento humano e raciocinar de maneira lógica para auxiliar pessoas em várias funcionalidades.

O uso da Inteligência Artificial acontece na prática, com a execução de várias tarefas no dia a dia. Também já está presente nas pesquisas científicas e nos processos mais modernos nas indústrias. É um campo da ciência, cujo propósito é estudar, desenvolver e empregar máquinas para realizarem atividades humanas de maneira autônoma.

O funcionamento e uso da Inteligência Artificial

De fato, a Inteligência Artificial (IA) é fundamental nos dias de hoje, para empresas que decidem operar com tecnologia avançada. Acima de tudo, porque essa tecnologia é uma inovação que quebrou paradigmas e impactou hábitos e comportamentos. Em vista disso, o uso de Inteligência Artificial na tecnologia tem o potencial para transformar sensivelmente o modo de funcionamento de organizações.

Definitivamente, o funcionamento da Inteligência Artificial está relacionado à capacidade de soluções tecnológicas poderem realizar atividades de uma forma considerada inteligente. Essa funcionalidade também pode “aprender sozinha”, devido aos sistemas que analisam grandes volumes de dados, que permite a ampliação de conhecimentos.

Com efeito, o uso da Inteligência Artificial acontece nas muitas aplicações da mesma nas empresas, em vários segmentos diferentes. Na Área Financeira, se aplica na avaliação de indicadores e no suporte nas finalizações de decisões, sobretudo, pela capacidade analítica e processamento de dados. Nesse caso, fornece sugestões de medidas aos negócios e, inclusive, pode atuar diretamente em processos gerenciais.

Tem aplicabilidade na área administrativa, onde o uso da inteligência artificial no RH, pode auxiliar no redirecionamento de funcionários nas tarefas repetitivas, na direção de atividades de competências mais completas. Inclusive, a IA pode atuar no gerenciamento de longos processos de ambientação de novos profissionais.

Do mesmo modo, na área de Marketing, a Inteligência Artificial pode colaborar no mapeamento de tendências, oportunidades e inovações com a clientela, além disso, prevendo as possíveis necessidades da área. Para aumentar a impactação de produtos aos consumidores, a inteligência Artificial consegue identificar hábitos de compra e da navegação online, automatizando as estratégias.

O uso da inteligência artificial na indústria é imenso, tendo em vista que, uma vez que tem aplicação tanto em atividades produtivas, quanto nas atividades de gerenciamento.

Publicidade

 

A aplicação da IA na área de Operações ou de Produção

Primeiramente, já se conhece a automação como uma funcionalidade na indústria há muitos anos. Nesse sentido, a evolução na operacionalidade de equipamentos e maquinários foi cada vez maior nas últimas décadas. De fato, com o uso da Inteligência Artificial, os equipamentos industriais, além de fabricarem os produtos, agora fazem a análise e conferência sem o auxílio da operação humana.

Igualmente, já está em desenvolvimento a criação de máquinas elaboram e executam novos projetos através de IA, com capacidade ilimitada.

Atualmente, o uso da Inteligência Artificial na área de produção é uma das tecnologias que lideram a quarta revolução industrial (indústria 4.0) como a realidade aumentada e a Internet das Coisas (IoT), entre outras. Inclusive, por causa da IoT, a IA pode conseguir dados de dispositivos físicos como maquinas industriais e, não apenas de sistemas virtuais.

Mais áreas do uso da Inteligência Artificial

Monitoramento de robôs

A princípio, a IA em conjunto com a robótica tem como melhorar processos de produção, mapeando vazamentos e reduzindo falhas ocasionadas por robôs. Essa ação se dá através do controle total de sensores, câmeras, equipamentos de telemetria, entre outras formas de monitoramento.

Manutenção com previsão  

A inteligência Artificial pode prever a necessidade de manutenção, antes de uma possível falha em um equipamento, analisando dados de pressão, temperatura ou ruídos, por exemplo. Assim, reduz despesas e evita muitos problemas que possam prejudicar a produção.

Melhoria de simulações

Talvez, este seja uma das melhores vantagens no uso da Inteligência Artificial em uma indústria. Ela pode realizar testes nas simulações virtuais do parque fabril, (virtualização de elementos físicos da fábrica), para buscar processos de maior performance, oferecer uma melhor disposição dos elementos da indústria, além de várias outras possibilidades.

As tecnologias que contribuem para a evolução da Inteligência Artificial

A princípio, algumas tecnologias dentro do campo da Inteligência Artificial, contribuem para a sua evolução.

Machine Learning

Essa tecnologia tem como definição a Aprendizado de Máquina que envolve um método de avaliação de dados, onde acontece a automatização do desenvolvimento de padrões analíticos.  Basicamente, tem a teoria de que sistemas tecnológicos aprendem através de dados, para descobrir padrões, decidir por alternativas e se aprimorar com pouca interferência humana. Em resumo, são capazes de oferecer capacidade computacional, além de tudo, dados, algoritmos e várias soluções para se projetar.

Deep Learning

O Deep Learning é um tipo específico de aprendizado de máquina, que envolve redes neurais artificiais com várias camadas de abstração. Nesse sentido, tem aplicação no reconhecimento de padrões e aplicativos de classificação, com o auxílio de conjuntos de dados. Do mesmo modo, esse processo acontece entre suas camadas de neurônios matemáticos, onde a informação se transmite através de cada camada. Em suma, o Deep Learning “treina” máquinas para executarem atividades como se fossem humanos.

Processamento de Linguagem Natural (PLN)

Esse tipo de processamento se direciona ao estudo e à tentativa de reprodução de processos de desenvolvimento, ligados ao funcionamento da linguagem humana. Dessa forma, emprega entre outras soluções, softwares e programação.

Através desse tipo de processamento no uso da Inteligência Artificial, possibilita que as máquinas compreendam melhor os textos. Nesse caso, envolve reconhecimento de contexto, extração de informações e desenvolvimento de resumos, entre outros. Por outro lado, também é possível compor textos tendo como informação básica, dados obtidos por computadores. O PLN pode ser usado em áreas como atendimento ao consumidor e na produção de relatórios corporativos.

Fonte:

https://www.totvs.com/

https://fia.com.br/