Dicas

Empréstimo com garantia do FGTS! Veja como fazer sem riscos!

Definitivamente, sempre que se procura por um empréstimo é para pagar dívidas, realizar sonhos, começar um próprio negócio, inclusive para viajar ou estudar. Nesse sentido, muita gente deve ter conhecido o empréstimo consignado FGTS, uma modalidade com foco aos trabalhadores que possuem carteira assinada. A princípio, o empréstimo com garantia do FGTS é uma das opções de linha de crédito que permite que a antecipação do saque aniversário ou o uso desse fundo. como garantia em um crédito consignado. Ou seja, ele pode ser usado de duas formas diferentes.

A princípio, numa primeira opção, o trabalhador pode optar pelo saque aniversário e, deve possuir saldo disponível em sua conta FGTS, ativa ou inativa. Assim, poderá utilizar o FGTS como garantia para fazer a antecipação de até 05 parcelas anuais do saque aniversário FGTS. Ou seja, é um benefício do Fundo, que paga nessa data comemorativa, uma parte do valor que se tem nesse fundo.

Por outro lado, em uma segunda opção, o empréstimo consignado com garantia do FGTS nada mais é do que o crédito consignado tradicional, que desconta as parcelas diretamente na folha de pagamento.

Diante disso, o grande diferencial é que, no empréstimo consignado com garantia do FGTS, as instituições financeiras podem consultar o valor já retido no fundo e reservar essa quantia como garantia de quitação.

O crédito consignado com garantia do FGTS teve aprovação por Lei, em 2016. Dessa forma, ao propor essa modalidade, o Governo tinha o objetivo de estimular a concessão de empréstimos com taxas mais baixas. Isso porque, o país passava por uma fase de intensa crise econômica na época.

 

Vantagens de se fazer um empréstimo com garantia do FGTS

Atualmente, o país também passa por uma crise bastante difícil na economia e no bem estar de todos os brasileiros. São muitas as formas que levam as pessoas à busca de soluções para todos os imprevistos que se apresentam. Nesse sentido, um empréstimo com garantia do FGTS se apresenta como uma das melhores opções, pela facilidade e pela baixa taxa de juros.

Primeiramente, uma grande vantagem é ter em mãos os valores do seu FGTS. Acima de tudo, é uma forma de empréstimo que não compromete o orçamento mensal, porque o pagamento com juros se realiza através da folha do FGTS. Assim, o fundo funciona apenas como uma garantia. Em contrapartida, no saque-aniversário, os valores são descontados anualmente, do saldo do FGTS que estaria disponível em conta.

Outra vantagem é a facilidade de operação, que se faz com agilidade e sem imprevistos. Antes de mais nada, a contratação acontece de maneira muito fácil, tendo em vista, a segurança que a garantia do FGTS proporciona para as instituições financeiras. Além de tudo, há a facilidade da contratação de maneira rápida, inclusive, em alguns casos, se fazer pela internet.

Por fim, o fato de possuir praticidade incentiva mais as pessoas a procurar empréstimo com garantia do FGTS. Uma vez que, com essa forma de empréstimo, se utiliza a parcela anual do saque-aniversário, onde a dívida é paga de maneira automática, ou parte do fundo como garantia total.

Assim, o segurado do FGTS não precisa se preocupar com prazo de vencimento do boleto ou promissórias. Nessa opção de uso do FGTS como garantia, o desconto da parcela acontece de forma prática e automática e com repasse ao credor, sem mais preocupações. Da mesma forma, acontece no caso do consignado.

 

Considerações sobre o FGTS

Com efeito, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS, é um instrumento governamental que teve a sua criação em 1966. O objetivo principal foi proporcionar uma proteção ao trabalhador, que sofra uma demissão do trabalho, sem justa causa. Dessa forma, qualquer trabalhador com contrato em regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), com registro em carteira, tem direito a esse Fundo.

Dessa forma, pela Lei, todo início de cada mês, o empregador deposita o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário, em contas abertas na Caixa Econômica Federal, que são vinculadas ao contrato de trabalho em nome dos empregados.

Em consequência, o total existente no FGTS se constitui pelo montante desses depósitos mensais. Assim, os valores pertencem aos trabalhadores que, em algumas situações, podem dispor da quantia depositada.

Contudo, por muitas décadas as regras do FGTS ficaram inalteradas desde a sua criação. Esse fundo teve seu uso, apenas para a aquisição da casa própria. Isso, porque a lei estabelece que o trabalhador pode acessar o recurso de uso do FTS, somente em caso de demissões sem justa causa ou no momento de adquirir sua casa. Também, pode se usar o FGTS, em caso de algumas doenças graves.

Posteriormente, em 1990, houve uma reformulação na Lei do FGTS, que determinou uma mudança significativa. Essa mudança determinou que todas as contas de todos os trabalhadores deveriam se transferir para a Caixa Econômica Federal (Lei 8.036/90). A partir dessa mudança, os 76 bancos do país, credenciados pelo extinto BNH (Banco Nacional de Habitação), teriam dois anos para organizar os dados dos trabalhadores e transferi-los para a Caixa Econômica Federal.

Como resultado, entre 1990 e 1992, a Caixa Econômica Federal recebeu milhões de contas ativas e inativas vinculadas ao FGTS.

Formas de solicitar um empréstimo com garantia do FGTS

Empréstimo FGTS Consignado

Essa forma de empréstimo funciona como um consignado convencional, porém, segue as regras em definição na Lei 13.313/2016, que institui esse tipo de crédito no Brasil.

Em consequência, as regras determinam:

O limite de crédito disponível não pode ultrapassar 30% do salário;

– Os juros do empréstimo se limitam ao máximo 3,5% ao mês;

– O empréstimo consignado com FGTS pode ter o parcelamento da dívida, em até 48 vezes;

– A taxa máxima com garantia do FGTS, é de até 10% do saldo disponível, além da multa rescisória (40% do saldo do FGTS), no caso de demissão sem justa causa.

Para solicitar o empréstimo FGTS, o trabalhador precisa apenas buscar por uma instituição financeira do seu interesse e fazer a solicitação.

Empréstimo FGTS antecipação de saque aniversário

Nessa modalidade, basta seguir os requisitos abaixo. A média de taxa de juros será 35% mais barata, dependendo da instituição que se escolhe.

– Inicialmente, deve-se fazer uma solicitação de crédito no seu internet banking;

– Logo em seguida, aprovar dentro do aplicativo do FGTS, a consulta do seu saldo por outros bancos;

– Depois, deve escolher os valores e períodos a serem antecipados, de acordo com as regras da instituição financeira que escolher;

– Por fim, deve inserir sua assinatura eletrônica (senha) para confirmar;

– Finalmente, um comprovante de solicitação aparecerá na tela do seu celular ou PC.

De fato, um empréstimo com garantia do FGTS pode ser uma boa opção, se houver uma boa quantia no Fundo. Além de tudo, pode-se encontrar taxas de juros mais atrativas e a facilidade da solicitação. É preciso procurar instituições que ofereçam maior prazo de pagamento e menores taxas.

 

Sugestão de contratação de um empréstimo com garantia do FGTS

O Banco PAN é um banco regulamentado pelo Banco Central, como também está no Nível 1 de Governança Corporativa na B3 (BPAN4), fiscalizado pela CVM. Teve a sua fundação em 1969 pelo Grupo Silvio Santos, e mesmo após mais de 50 anos de tradição, continua com planos arrojados de expansão.

Em consequência disso, o banco também oferece cartão de crédito sem anuidade e de débito, além de outros serviços como empréstimo pessoal, limite emergencial e cartão com NFC para pagamento por aproximação. Como em muitos bancos digitais, pode-se abrir uma conta no Banco PAN pelo celular ou computador. Basta enviar os documentos e os contratos podem ser assinados eletronicamente.

O Banco PAN está oferecendo a clientes o empréstimo com garantia do FGTS. Do mesmo modo, nessa modalidade de empréstimo, o cliente faz a antecipação de cinco anos do seu saque-aniversário. O banco oferece taxas mais baixas em relação à maioria do mercado financeiro, inclusive, com disponibilidade para negativados.

Com efeito, um cliente do PAN consegue contratar esse crédito de forma 100% digital, através do aplicativo da conta digital do PAN, no celular. Acima de tudo, pode-se baixar o aplicativo do Banco PAN em smartphones com os sistemas Android e iOS. O Banco PAN foi o primeiro banco privado a permitir que os clientes façam a antecipação do dinheiro do saque-aniversário de forma 100% digital.

Desde o da 09 de agosto deste ano, o empréstimo com a garantia dos saques-aniversário d FGTS, está em liberação para uso de 5 parcelas de antecipação. O banco PAN já está oferecendo essa modalidade a todos os clientes.

 

Fonte:

https://www.creditas.com/

https://www.bancopan.com.br/

Esta postagem foi publicada em novembro 2, 2021 9:36 pm

Compartilhar
Luiz Alberto da Silva

Técnico, Designer, Personal Stylist, Cerimonialista de eventos e Redator de língua portuguesa

Postagens recentes

  • Tecnologia

Aplicativo para ver aparência dos filhos! Com quem será parecido?

Confira no final do posto o aplicativo, agora vamos contar um pouco, primeiramente, a genética é uma área da ciência… consulte Mais informação

novembro 27, 2021
  • Tecnologia

Pintar as unhas! Saiba a história e as técnicas dessa vaidade!

Com efeito, para ser vaidoso ou cultivar a vaidade precisa de muito tempo e conhecimentos. Isso, devido à vontade de… consulte Mais informação

novembro 20, 2021
  • Tecnologia

Novo recurso do Instagram! Uma ação contra o preconceito!

A princípio, as redes sociais se tornaram instrumentos de troca de informações e comunicação que, apesar de importantes, reproduzem algumas… consulte Mais informação

novembro 16, 2021
  • Famosos

Lembra dela? Tássia Camargo enfrenta morte cruel da filha, infarto e desaparecimento da TV: “Deixei”

Tássia Camargo fez seção do alto escalão da Globo entre os anos 1980 e 1990, estrelando tramas de peso conforme… consulte Mais informação

novembro 11, 2021
  • Finanças

O CONTROLE DO SEU DINHEIRO! COMO GASTAR COM EQUILÍBRIO!

Definitivamente, o dinheiro sempre esteve estre as palavras de ordem no dia a dia. Do mesmo modo, quase tudo se… consulte Mais informação

novembro 7, 2021
  • Famosos

Como está a mãe de Marília Mendonça após saber da morte da filha é de cortar o coração

Após saber do falecimento de Marília Mendonça, Ruth Moreira, mãe da artista, acabou passando mal, necessitando ser socorrido às pressas… consulte Mais informação

novembro 6, 2021
  • Mulher

Aposentadoria das mulheres! Veja como ficaram as regras!

A princípio, as pessoas sempre esperam chegar numa idade mais avançada, com saúde e conforto. Com efeito, nem sempre quando… consulte Mais informação

outubro 27, 2021
  • Dicas

Jovem Aprendiz! As condições de trabalho aos jovens brasileiros!

Primeiramente, com a crise econômica e o mercado de trabalho com taxa baixa de empregabilidade, tudo fica mais difícil para… consulte Mais informação

outubro 19, 2021
  • Tecnologia

O uso da inteligência Artificial! O que é e como acontece!

A Inteligência Artificial pode ser constatada em smartphones, computadores, nas redes sociais e nos mecanismos de busca. À primeira vista,… consulte Mais informação

outubro 12, 2021