Ativar a autenticação em duas etapas no Google! Saiba como fazer!

autenticação em duas etapas no Google
autenticação em duas etapas no Google

Em breve, todos os usuários da empresa Google irão receber uma notificação a respeito de mudanças na autenticação de” login”. A princípio, os usuários de contas da empresa vão ativar a autenticação por duas etapas em padrão de login nas contas da empresa.

Contudo, apesar de não ter um prazo específico, a Google seguirá enviando notificações, para conduzir os usuários a ativar o celular ou outro dispositivo para ser a segunda etapa da ativação do login. Nesse sentido, uma camada a mais de segurança, além da senha para evitar invasões e roubo de credenciais.

Informações gerais sobre a autenticação no Google 

Agora, o processo ainda funciona de maneira bem simples. Logo após, de efetuar a configuração na conta Google, qualquer login novo que seja registrado, irá exigir uma resposta a uma janela, para confirmação da sua identidade.

Segundo a empresa, a medida é fundamental para a construção e melhoria de uma tecnologia mais avançada e de segurança para qualquer dispositivo. Antes de mais nada, o procedimento para ativar a autenticação em duas etapas, servirá para eliminar de vez o uso de senhas e evitar crimes virtuais. Sobretudo, para evitar os danos causados pelo grande vazamento de informações ou códigos fracos facilmente descobertos.

O que se pode entender é que, agora, os usuários do Android não terão mais um grande esforço, para precisar lembrar ou anotar os códigos de verificação de duas etapas. Isso porque o Google desenvolveu uma forma de facilitar e automatizar este processo, de ativar a autenticação em duas etapas, sem prejudicar a segurança da informação.

Alguns aplicativos utilizam essa técnica de segurança a algum tempo, de forma automática, ainda assim, não é muito comum. Apesar disso, será possível configurar o smartphone para realizar o procedimento automaticamente. O Google recomenda verificar se o Google Play Services está na versão 19.2.75 no dispositivo.

ativar a autenticação em duas etapas
ativar a autenticação em duas etapas

Sobre a autenticação em duas etapas

A segurança online é uma característica extremamente importante no uso diário de muitos aplicativos. Ao passo que, por essa razão, para conexão em certas aplicações, é preciso ativar a autenticação em duas etapas. Ela acontece quando se envia um código de verificação para o telefone do usuário. Nesse tempo, se consegue utilizar o serviço desejado somente com este código recebido.

Todavia, mesmo com a melhoria do processo de segurança, esta prática ainda dificulta o acesso de alguns usuários. Sobretudo, pela alegação de que os códigos são um pouco difíceis de lembrar.

Leia mais:

O login em sua conta será um pouco diferente.

  1. Primeiramente, digita-se a senha. (Sempre que fizer login no Google, você digitará sua senha como de costume)
  2. Haverá a solicitação de outra informação.
  3. Em seguida, seu smartphone receberá um código, por mensagem de texto, chamada de voz ou pelo nosso app para dispositivo móvel. Se o usuário tiver uma chave de segurança, poderá colocá-la na porta USB do computador.
  4. Assim, acontece o processo de ativar a autenticação em duas etapas.

Sempre mantenha o login simples. Durante o login, pode-se optar por não usar a verificação em duas etapas novamente nesse computador em particular. Em seguida, depois dessa escolha, esse computador só pedirá sua senha quando você fizer login. Você estará protegido. Porém, quando você ou qualquer outra pessoa tentar fazer login na sua conta, em outro computador, acontecerá a exigência da verificação para ativar a autenticação em duas etapas.

 

Fonte: www.google.com