Nos últimos anos, segundo os “especialistas” de plantão e formadores de opinião chamados convenientemente de “influencers”; as redes sociais mais frequentadas e procuradas estão se tornando palco de muita bobagem e assuntos insípidos, temas de baixa relevância, excesso de arrogância, banalização de virtudes tradicionais e inatas do comportamento humano e, acabam cansando e esgotando a paciência dos internautas mais comedidos e que procuraram essas mesmas redes para ter entretenimento, descontração, beleza estética e cultural, alegrias e encontros felizes, etc.
Nesse contexto, pessoas criativas do meio digital e de comunicação estão criando vários segmentos que possam diversificar um pouco a visão de rede social de entretenimento e relacionamento virtual.
Está chamando a atenção uma nova rede social, denominada ClubHouse, que propõe a criação de salas de bate-papo, exclusivamente para o envio de ÁUDIO. Lançado em 2020 pela empresa Alpha Exploration Co. chegou à avalição de quase US$100 milhões, em dezembro de 2020. Em 21 de janeiro de 2021, a avaliação da rede atingiu US$1 bilhão.
Nesta nova rede, os usuários podem participar ativamente na troca de bate-papo ou apenas como ouvintes. Logicamente, há regras a serem seguidas, conforme o moderador do chat. O diferencial é que a nova rede requer CONVITE para o usuário registrar uma conta, o que acabou se tornando um atrativo cobiçado por muitos internautas, o que trouxe uma certa fama para a nova plataforma.
Recentemente, a rede social Clubhouse vem chamando atenção por sua inusitada proposta: criar salas de bate-papo exclusivas para o envio de áudio. Nestes ambientes digitais, os usuários podem participar ativamente da conversa ou apenas como ouvintes, de acordo com as regras do moderador do chat. Seletiva, a plataforma requer convites para registrar uma conta, o que acabou contribuindo com sua fama.
Os usuários dessa nova rede estão limitados a enviar somente áudio para divulgação e apreciação. O Clubhouse não possui a alternativa de mensagens de texto, nem mesmo de imagens. Também não além de não possuir nenhum tipo de função como os “likes” ou de compartilhar o conteúdo com outros participantes ou em outras plataformas; pois são considerados como ofensa aos termos de uso dessa rede.
Entretanto, o que mais contribuiu para o estrondoso sucesso do Clubhouse foi a adesão de gente famosa, praticamente celebridades mundiais como, Oprah Winfrey, Drake e o grande empresário e incentivador da proteção ao meio ambiente, Elon Musk! Dono da Tesla Motors, do PayPal e da Space X. Nesse contexto, a presença do CEO da Tesla acabou reforçando o uso do aplicativo como um local para incentivar relações profissionais, discussões de tópicos tecnológicos e empresariais com a possibilidade de entrar em contato diretamente com figuras relevantes do meio.
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O Clubhouse oferece uma grande variedade de clubes e salas virtuais com conversas sobre diversos tópicos como, “talk” shows, música, “networking”, namoro, performances de arte e até mesmo discussões políticas. Segundo as últimas notícias sobre a rede, serão implementados meios de monetização para benefício dos usuários. Paul Davison, um de seus idealizadores, sugeriu que o modelo deverá se assimilar com os sistemas de colaboração coletiva e, já está sendo desenvolvido para incentivar criadores de conteúdo a permanecerem nessa nova rede.
Atualmente, a rede social está disponível apenas para dispositivos iOS (Apple), mas já está sendo desenvolvida uma versão para Android, sem previsão de lançamento. Desse modo, o usuário que desejar se cadastrar no Clubhouse precisa fazer o registro em uma fila de espera na Loja de Aplicativos (App Store) e esperar por um convite de qualquer membro da rede, que também esteja em sua lista de contatos. Cada membro tem direito a apenas 02 convites.
Não podiam ter criado rede social mais seletiva e inédita.