Sinal da conexão – como melhorar o wifi!

como-melhorar-o-wifi!

➦ Uma das reclamações mais frequentes nas residências é sobre o sinal Wi-Fi mais fraco, em várias áreas certos da casa.

São situações muito comuns, pois refletem as interferências que os roteadores podem sofrer e acabam prejudicando o desempenho desse sinal.

Muito mais importante que pagar um plano de “internet” muito bom e conveniente ao seu consumo, mais eficiente é a escolha de equipamentos de qualidade e os cuidados a serem tomados.

➦ Escolha do melhor Roteador de Wi-Fi

Velocidade da internet: taxas de velocidade de download e upload do seu plano de internet, devem ser contratadas diretamente com seu provedor de internet. Esse tema é determinante para compreender se você precisará de um roteador com portas Gigabit ou Fast Ethernet. Há roteadores que suportam até 100 Mbps e outros que alcançam somente 1 Mbps de velocidade.

Quantidade de dispositivos conectados. Quando houver muitos dispositivos e pontos de conexão, somente um roteador com a frequência 2,4 GHz pode não ser suficiente.

Tamanho do recinto. Ambientes grandes ou com muitos obstáculos e interferências, precisam de soluções conforme o Twibi da Intelbras, com a tecnologia Mesh.

Tecnologia: roteadores com tecnologia Mesh são os mais eficientes da praça presentemente, porquanto criam uma malha de sinal seguro em todos os ambientes que você ansiar e acabam com as “zonas mortas”. Proporcionam uma grande campo de cobertura e flexibilidade, porquanto os módulos podem ser instalados em diferentes ambientes de conciliação com a conveniência de cobertura do sinal Wi-Fi.

Acessibilidade: Procure por produtos que contam com aplicativo mobile, para gerenciar facilmente sua rede, poder ver quem está conectado, ter controle parental e criar rede Wi-Fi para visitantes.

➦ Sugestões para melhorar o sinal Wi-Fi:

  • ✎ Instale seu roteador no melhor local possível.
  • ✎ Escolha um local onde o sinal possa ser propagado sem encontrar barreiras em um raio de 1 metro, pelo menos.
  • ✎ Não coloque o roteador em caixas ou móveis fechados.
  • ✎ Posicione-o em um local relativamente alto (como na altura da cintura ou ombros) e na parte mais central da sua casa.
  • ✎ Afaste objetos e dispositivos que interferem no sinal.
  • ✎ Não posicione o roteador muito perto de espelhos, pois a superfície metálica destes objetos é altamente refletora.
  • ✎ Evite colocar muitos objetos ao lado do roteador.
  • ✎ Afaste aquários e fontes do seu aparelho, pois a água também pode interferir negativamente no desempenho do seu sinal Wi-Fi.
  • ✎ Fique atento aos dispositivos eletroeletrônicos que também podem interferir no seu Wi-Fi como: forno microondas, outros roteadores, alto-falantes, e outros equipamentos sem fio.
  • ✎ Mantenha seu roteador atualizado e seguro

* atualizar o firmware do seu roteador é uma forma muito simples e eficiente, para manter seu roteador com as atualizações de segurança e melhorias implementadas pelo fabricante.

  • ✎ Baixar a última versão do firmware do modelo do seu aparelho no site da marca.
  • ✎ Acessar o painel de controle do roteador via interface web.
  • ✎ Acessar a opção atualização de firmware, selecionar o arquivo que você baixou e fazer o upgrade.

Outra maneira de aumentar a segurança é escolher um padrão de segurança mais avançado, como o WPA2 ou WPA3. Não esqueça de definir uma senha alfanumérica forte com letras, números e caracteres especiais, e mudá-la com frequência.

➦ Sugestões importantes

Invista nos melhores roteadores residenciais do mercado para uma melhora sensível da velocidade, da cobertura e da estabilidade da sua internet. Isso irá garantir mais segurança e praticidade no uso diário.

Os roteadores Intelbras da linha Twibi Wi-Fi Mesh contam com aplicativo gerenciador para monitorar os dispositivos conectados, criar redes Wi-Fi temporárias para visitas, controlando acesso a sites e determinando horários de navegação para as crianças. Dessa forma, há a garantia de uma ótima conexão Wi-Fi pela casa toda.