GOOGLE LIBERA NOVIDADES! Maps e Android com melhorias!

Desde o “boom” da internet, as melhorias tecnológicas nas funções de site, aplicativos e outras interatividades da mídia mundial, são constantes quase que imediatas. Todo ano vemos “updates” nos dispositivos e nos aparelhos de comunicação humana que só tem a nítida finalidade de tornar muito mais fácil o dia a dia dos usuários.
O Google é uma empresa multinacional de serviços online e software dos Estados Unidos.

É o website mais visitado do mundo que hospeda e desenvolve uma série de serviços e produtos baseados na internet. Assim, como é considerado por rankings extremamente confiáveis, como a marca mais valiosa do mundo, não é nenhuma surpresa que o investimento em melhorias no sistema e também nas ferramentas utilizadas no site, sejam frequentes.

Agora o Google divulgou hoje ótimas novidades que já estão disponíveis em smartphones por meio de “updates” nos aplicativos da empresa. Entre as novas funções estão a checagem de senhas inseridas pelo Preenchimento Automático, o agendamento de mensagens, a leitura de conteúdo na tela, mais funções no Assistente e, segundo as aspirações dos usuários, o mais aguardado e bastante útil, modo escuro no aplicativo Maps. Nesta última das novidades, o aplicativo de mapas faz com que a utilização das cores escuras, combinem melhor com todo o sistema.

Checagem de senhas
O sistema Android já tem um organizador de senhas, que salva informações de login para ajudar a entrar nos mais variados aplicativos. É usada com eficácia, principalmente quando você troca de aparelho ou efetua uma formatação. Por outro lado, quem tem um celular com o Android 9 ou superior poderá aproveitar a ferramenta de checagem de senhas, que também está disponível no Google Chrome para computadores.
A novidade é que agora ao colocar uma senha no celular, as credenciais serão checadas em comparação com uma lista de senhas comprometidas. O que possibilitar ao usuário, a oportunidade de trocar a senha no caso de a mesma estar comprometida, e até mesmo evitar que a conta possa ser acessada sem permissão.

Agendamento de mensagens
O agendamento de mensagens permite a marcação de um horário aproximado, para o envio de uma mensagem, com a intenção de evitar um incômodo em hora inadequada. É útil quando você lembra de algo fora do período comercial, ou simplesmente quando precisa enviar um simples lembrete. O recurso está disponível no Mensagens a partir do Android 7.

Acessibilidades
Muitos usuários possuem dificuldades visuais, e podem atualizar os recursos de acessibilidade para aproveitar as melhorias na leitura de tela pelo TalkBack. Como as pesquisas com usuários são ouvidas, o Google implementou o sistema com gestos mais intuitivos, menu unificado e novo controle de leitura.
Outra novidade bem funcional ajuda na acessibilidade e útil para o usuário, é a nova atualização do Assistente do Google. Ela permite agora, a programação de um alarme, o toque de uma música em um serviço de streaming e mais algumas funções, sem que você precise estar com o aparelho em mãos ou mesmo perto dele.

Modo escuro
A tecnologia do modo escuro ou “dark mode”, tornou-se uma tendência em aplicativos e sistemas operacionais, tanto do Google como da Apple. Essa função busca a redução no impacto da iluminação da interface gráfica de aparelhos, alterando temporariamente as cores na tela. Os softwares passam a ser executados em tons escuros, a fim de oferecer um uso mais confortável ao usuário, principalmente, em ambientes pouco iluminados. Além disso, o modo escuro também pode economizar a bateria do celular.

O modo escuro já existia em aplicativos como o YouTube e o Messenger. Essa configuração é a melhor alternativa para quem passa muito tempo em frente ao computador, celular ou tablet. A tendência determina que, em breve, o modo noturno seja uma opção em todos os sistemas operacionais.
Essa é a novidade mais aguardada pelos usuários do Google. É fácil de ser ativada e habilitada conforme a necessidade do usuário. Basta ir em Configurações e selecionar “Sempre usar tema escuro”. Par retornar para s clores claras, é só voltar em “Configurações” e selecionar “Sempre usar tema claro”. A interface toda muda, incluindo os elementos do mapa.

O modo escuro é uma alteração temporária no esquema de cores das telas dos programas. Quando ativado, a aparência da interface é apresentada com cores mais escuras ou com o brilho reduzido. É excelente para ambientes com pouca iluminação e aumenta a autonomia da bateria, devido à economia de energia.