Imposto de renda 2021! Consulta sobre a restituição!

Finalmente, o primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2021 já está em disponibilidade para consultas. Os contribuintes do Imposto de Renda já podem acessar o site ou aplicativo da Receita, desde o dia 24 de maio/2021, para realizar consulta sobre a liberação de valores, além de tudo, verificar as datas de pagamento.

A princípio, a Receita anunciou a restituição no primeiro lote para 3,4 milhões de contribuintes. Dessa forma, o tal de valores contabiliza cerca de R$ 6 bilhões pagos. Assim também, o pagamento do primeiro lote da restituição do IR 2021 será para os contribuintes com prioridade legal.

De acordo com os dados da Receita, 3.446.038 pessoas receberão a restituição do imposto de renda, distribuídas em cinco lotes de restituição. Primeiramente, a restituição acontecerá aos contribuintes com prioridade legal. Antes de tudo, inclui mais de 96 mil idosos acima de 80 anos, o contingente de 1,9 milhão de pessoas entre 60 e 79 anos, 127 mil contribuintes com alguma deficiência física ou mental, além disso, também inclui mais de 891 mil contribuintes, cuja maior fonte de renda esteja na área de magistério.

Contribuintes com prioridade legal 

Idosos acima de 80 anos;

Contribuintes entre 60 e 79 anos;

Contribuintes c/deficiência física ou mental / doença grave (Ex: Parkinson e cardiopatia

 grave)

Contribuintes com maior fonte de renda no magistério. 

É importante, antes de mais nada, ressaltar que os contribuintes que entregaram a declaração do imposto de renda até o dia 28 de fevereiro deste ano, foram incluídos no primeiro lote. Além disso, o pagamento desse primeiro lote tem previsão para o dia 31 de maio.

Leia mais:

Como realizar a consulta do imposto de renda

Imposto de renda
Imposto de renda

Em primeiro lugar, a consulta sobre a restituição do Imposto de Renda 2021 deve ser no site da Receita Federal e também no aplicativo Pessoa Física.  Da mesma forma, a consulta no aplicativo está à disposição nos dispositivos com sistema Android e iOS.

Em síntese, a consulta pelo site da Receita Federal, é da seguinte forma:

– Acesse a página da Receita Federal

– Informe seu CPF e sua data de nascimento e clique em “Consultar”

– Uma página será aberta com a situação da sua restituição

Consulta da restituição pelo App:

– Baixe o aplicativo Pessoa Física (disponível para Android e iOS) Aqui 

– Faça login no App

– Clique em “Consulta Restituição”

Neste ano, a restituição do Imposto de Renda 2021 será paga em cinco lotes entre 31 de maio e 30 de setembro. Apesar disso, a Receita informa que os lotes residuais não se incluem no calendário de restituição. Por outro lado, também é informado que uma parcela dos contribuintes receberá automaticamente a restituição, dessa forma, depositada na conta indicada, no ato da declaração do IR.

Calendário de pagamento da restituição 

LOTES              Data de Pagamento

1º                     31/05/2021

2º                     30/06/2021

3º                     30/07/2021

4º                     31/08/2021

5º                     30/09/2021

 

Gostou compartilha  com os amigos.