Novo recurso do Instagram! Uma ação contra o preconceito!

A princípio, as redes sociais se tornaram instrumentos de troca de informações e comunicação que, apesar de importantes, reproduzem algumas situações nesses ambientes virtuais com uma carga de ódio impressionante. Frequentemente, é necessário a tomada de medidas pelos desenvolvedores dessas redes, como agora, pelo novo recurso do Instagram.

Essas atitudes de ódio e preconceitos sempre existiram na vida presencial das pessoas. Entretanto, se vê muito nos dias de hoje, de forma ampla e repetitiva nas redes sociais. Eventualmente, se caracterizam pelas ofensas, discriminações e, inclusive, com a incitação da violência e obstrução de direitos.

Infelizmente, nas redes sociais, nota-se que o alcance desse ódio e preconceitos são em direção ao apoio e compartilhamento de ideologias nefastas. Em consequência, somente originam reflexos prejudiciais à própria sociedade como um todo. Daí, a necessidade de se criar um novo recurso no Instagram, por exemplo.

Geralmente, se usam como uma justificativa para atitudes de descontentamento pessoal ou por defesa de medidas políticas que buscam restringir direitos.

Enfim, o preconceito não possui lógica, nem bom senso. Com efeito, reflete um medo nato de fazer parte de um grupo específico ou de ser excluído, seja porque é pobre, negro, gay, etc. Nesse sentido, tem medo de fazer parte de qualquer situação, que represente a mínima ameaça aos próprios valores e crenças. De forma inconsciente, o ódio e o preconceito é a maneira que algumas pessoas encontram de se proteger contra o medo. Por fraqueza moral e desvio de caráter, essas pessoas procuram “eliminar” a causa do temor, seja humilhando, por boatos ou tentando diminuir a autoestima de outros. O novo recurso no Instagram é mais uma opção de combater o preconceito e o ódio.

Sobre o novo recurso

Como resultado, o Instagram teve a excelente iniciativa de lançar um novo recurso para evitar a disseminação de ódio na plataforma. O novo recurso do Instagram tem o foco na proteção aos criadores de conteúdo e pessoas públicas. A proteção é ao assédio, homofobia e sexismo que, povoam muitas vezes os comentários e publicações e outras formas de mensagens no Direct do aplicativo.

Esse novo recurso do Instagram se chama “Limits” e dá a possibilidade aos usuários da rede social, de bloquear solicitações e comentários no Direct. Poderão assim, bloquear as contas que não são seus seguidores, inclusive, as contas que começaram a segui-los a bem pouco tempo.

Da mesma forma, outra possibilidade com destaque é a ferramenta “Palavras ocultas”. Assim, atuando como um novo recurso do Instagram, a plataforma através dessa ferramenta,  pode esconder um comentário, no caso de detectar uma ofensa. Assim, de forma automática, a mensagem pode se arquivar em uma pasta, se apresentar qualquer palavra de filtro, previamente escolhida.

Antes de mais nada, o usuário pode escolher ler ou, na melhor hipótese, abandonar a mensagem, desprezando definitivamente, como qualquer mensagem de ódio ou preconceito.