Ransomware: O que é e Como Reagir ao Ataque Virtual

Hacker usando computador
Hacker usando computador

Ransomware: Como Reagir e Evitar um dos Piores Golpes Online

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender para uso exclusivo do blog Dicas Mix

Os ataques de ransomware são um dos golpes virtuais mais praticados pelos cibercriminosos.

O malware gera inúmeros prejuízos aos usuários, mantendo seus dados vulneráveis à ação de hackers  mal-intencionados.

Mas então, como agir diante de um ataque de ransomware?

Para te ajudar, criamos um post completo com dicas indispensáveis para identificar a ameaça e proteger suas informações na web. Confira:

O que é Ataque de Ransomware? Ransomware é um software infeccioso que tem como objetivo impedir o acesso do usuário aos dados do dispositivo, bloqueando e criptografando as informações do sistema. O hacker, então, solicita um pagamento de resgate para devolver o acesso ao usuário.

Os sistemas operacionais e demais recursos virtuais possuem brechas e falhas na segurança, facilitando o trabalho dos cibercriminosos.

Uma maneira de realizar o ataque é através do phishing, uma prática amplamente utilizada no país. O phishing consiste em um arquivo ou código malicioso presente em e-mails e links falsos que tem o poder de infectar seu dispositivo.

Ao abrir os recursos contaminados, o ransomware consegue se instalar em seu computador e, rapidamente, começa a criptografar os arquivos do aparelho.

O que Fazer Após o Ataque de Ransomware?

Ícone de segurança em computador
Imagem: Unsplash (Mika Baumeister); Pexels (Pixabay).

Caso seu computador seja infectado, você pode seguir algumas dicas:

● Desconecte a máquina da rede e isole as unidades externas, como HD e unidades USB, por exemplo. Assim, é possível evitar que outros arquivos sejam contaminados

● Mantenha um backup atualizado e garanta a integridade de suas informações. Dessa forma, você consegue salvar os dados de sua máquina, restaurando pastas e documentos mesmo após a ação de hackers

● Não é recomendado o pagamento de resgates, pois não há garantia que você terá de volta o acesso ao sistema

● Dependendo do ransomware, é possível resolver o problema com a ação de um antivírus eficiente.

Como Evitar Ataque de Ransomware?

Antes de abrir e-mails, baixar programas e arquivos, ou acessar links, verifique se as informações estão corretas. Com práticas cada vez mais habilidosas, os cibercriminosos conseguem criar páginas falsas com qualidade, enganando os usuários.

Para uma prevenção mais eficiente é importante que o sistema do dispositivo esteja atualizado, solucionando falhas e brechas na segurança.

Além disso, é imprescindível ter um antivírus com proteção ransomware instalado em seu computador. A solução Total Security da Bitdefender oferece os melhores recursos em tecnologia para manter sua privacidade online.

O software realiza um rastreamento inteligente e rápido para detectar malwares, bloqueando até as ameaças mais recentes.

Quer saber mais sobre como se proteger de ataques de ransomware? Deixe um comentário!