O que é a Inveja?

O que é a Inveja?

Com certeza muitas de nós já nos deparamos com uma cena explícita de ‘pura inveja’, sim desde que o mundo é mundo que a ‘Inveja’ mata. Nos tempos de Roma e da Grécia antiga, bem como na era medieval a ‘Inveja’ foi motivo de crimes hediondos e muitas vinganças. Atualmente, em que muitas vezes é necessário se ‘de gladiar’ para manter um emprego, as coisas são mais calculadas porque não dizer até mesmo melhor arquitetadas.

Muitas leitoras do Blog da Mulher nos têm escrito a contar histórias que estão a vivenciar em seus trabalhos ou em suas vidas pessoais e que não sabem lidar com a situação.

Você deve estar a se perguntar, mas o que é realmente a inveja? Segundo os dicionários da linguá portuguesa inveja significa:

– Sentimento em que se misturam ódio e o desgosto, e que é provocado pela felicidade, beleza ou prosperidade de outros.

– Desejo incontrolável de possuir em caráter exclusivo o que é possuído por outros.

A ‘Inveja’ também existe entre os homens, por vezes é a inveja do status social, do emprego, do belo carro, da inteligência, da boa posição dentro da sociedade, ou de ser o preferido do chefe.

Como ser revendedora Mary Kay

Com as mulheres as coisas tendem a ser por vezes mais complexas, porque há alguns casos onde a ‘invejosa’ e a ‘invejada’ são amigas íntimas, quem
sabe cunhadas, primas ou até mesmo irmãs. No mundo virtual a ‘Inveja’ também reina, há a luta por tentar se sobressair mais que a outra e por vezes há também o ‘espalhar’ comentários maldosos pelos mais variados sites e blogs somente com o intuito de’sujar’ a imagem da outra.

Como lidar com isso? Boa pergunta e difícil a resposta. Vamos ver algumas situações:

1- Inveja entre colegas de trabalho:

Evite participar de ‘rodinhas’ de fofocas, caso alguém venha falar de outra colega a você, sutilmente retire-se do local arranjando uma desculpa qualquer como, por exemplo, estar com muito trabalho e ter de terminar em tempo hábil. Caso alguém peça sua opinião sobre algum colega ou alguma colega de trabalho, diga que não se sente em condições para avaliar, pois, não dispõe de dados suficientes para tal.

Como enfrentar o divórcio?

2- Inveja entre cunhadas, irmãs, primas e familiares diversos:
Evite mostrar, contar e partilhar seja o que for. Procure assuntos triviais e que não envolvam temas pessoais como os planos de uma próxima viagem do casal, a futura compra do novo apartamento, ou a troca de carro ao final do ano. Quanto menos souberem melhor será para você.

3- Inveja entre amigas íntimas:

Caso você se perceba este comportamento de ‘Inveja’ em sua melhor amiga fique atenta com o que conversa com ela. Há duas opções ou você deixa de contar detalhes da sua vida, ou você tem uma conversa franca com ela. Prepare-se porque se você optar pela segunda hipótese poderá ser mal interpretada e causar um grande mal-estar entre ambas, por isso antes analise os prós e os contras.

4- Inveja direcionada às roupas, perfumes, carro , etc.

Caso você tenha uma amiga que tudo que você tem quer ter igual, há duas opções também, ou você conta tudo desde preço, hora, dia e loja onde comprou o ‘objeto invejado’; ou você finge que tudo que você tem é velho, ou que ganhou de sua tia-avó há uns 10 anos. A escolha é sua!

Presentes Criativos para o Dia dos Namorados

Agora há outro aspecto da ‘Inveja’ e penso que o pior de todos que é quando quem tem ‘Inveja’ da amiga é você. Antes de mais você terá de identificar o motivo que a faz ter inveja da sua amiga. Ela é rica, mais bem sucedida, mais feliz, mais bonita, mais chic, tem filhos, casada, solteira?

Analisando este dado pense se isto é saudável para vocês duas. Para você adianta que é péssimo, pois com certeza irá muitas vezes se remoer com o ‘porque’ da sua amiga ter e você não ter. Caso o sentimento seja de facto muito negativo e incontrolável que tal você se afastar desta amiga? Julgo que será mais são para você e para ela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *