STONKS – Um novo “Meme” nas redes!

Oficialmente, para os norte-americanos, seu nome é Homem Meme. Ele é o “ex-mascote” meio “indeciso”, de páginas da internet, como um “meme” surrealista, mesmo que tenha começado sua aparição como um modelo fracassado e hilário de uma cabeça humana.

A forma mais usada e conhecida é de um banqueiro, o qual confirma com segurança e sem palavras, que a linha de investimentos irá aumentar e, que os números, por consequência, são confiáveis.

O nome “Stonks”, que denomina o personagem de memes, vem da palavra “stocks”, termo que significa “ações de investimento”, em inglês. É escrita de maneira errada por intenção proposital e, não possui tradução literal. A imagem teve sua primeira aparição em 5 de junho 2017, na página americana “Special Meme Fresh”, no Facebook. Nos meses seguintes, começou a ser publicada no YouTube, no Reddit e no Imgur. Foi ganhando popularidade e fama nas redes sociais até atingir um enorme alcance na mídia, no final de 2019.

O meme Stonks faz bastante sucesso nas redes sociais, mas, especialmente no Twitter. Foi criado pela Youtooz, empresa norte-americana e, inspirado no mercado financeiro. Essa divertida, porém, “traiçoeira” brincadeira vem sendo utilizada para indicar ideias para gerar ganhos financeiros, aparentemente geniais, também às vezes, fora da realidade, mas que podem acabar em decisões ruins. A imagem consiste em um homem de terno, com cabeça modelada em 3D, à frente de um painel azul que exibe um gráfico de crescimento em ações e investimentos, acompanhado da palavra “Stonks”.

A publicação original não tem legenda ou qualquer outra indicação que venha sugerir ou fazer analogia à utilização do meme, da forma como é interpretada atualmente.

Youtooz, a empresa por trás da estatueta, divulgou uma história para o produto. “Com 12 centímetros de altura, Stonks foi imortalizado na forma de vinil ”, escreve a empresa. “Vestido com um terno preto sob medida e gravata, você pode ter certeza de que este investidor sabe que está falando. ”

E eles estão certos. Quem sabe mais sobre o mercado de ações do que um cara de terno preto e gravata?

É nesse contexto que a “brincadeira” se posta como genial, porém traiçoeira. Os memes se fazem naturalmente onipresentes, quando “dicas” no mercado de ações e investimentos davam errado. A loucura nas postagens se tornam fascinantes e incontroláveis. As pessoas esperavam que, ao comprar ações de uma determinada empresa, pudessem mudar o equilíbrio de nosso sistema financeiro desesperadoramente quebrado.

Como sempre, a esperança é um sentimento inato e eterna do ser humano. É dela que se renovam todas as ações de tentar ressurgir num mercado, quando se erra e se perde investimentos. E um mercado será sempre, a reedificação das esperanças e desejos das pessoas.

A criatividade na criação de MEMES é infinita. Sempre haverá novidades e notícias sobre o que diverte e entretêm os internautas. Seja até, como nesse caso, sobre a desgraça e imprudência da ambição humana.