Requisitos para o Windows 11! Saiba sobre a compatibilidade!

Posteriormente, depois de muitas suposições, especulações e até mesmo vazamentos, já se pode saber sobre os requisitos para o Windows 11. Finalmente, a empresa Microsoft anunciou a nova versão de seu sistema operacional no dia 24 de junho último que, inclusive, chega como uma atualização gratuita aos usuários do Windows 10. Todavia, deve-se ter atenção quanto aos requisitos de hardware que, possivelmente podem incomodar a instalação de atualização.

De acordo com, as notícias no site da Microsoft, o novo sistema operacional estará disponível a todos os usuários somente em 2022. No entanto, as dúvidas mais fortes estão nas possibilidades de suporte de um PC para o novo sistema operacional, quanto aos requisitos para o Windows 11.

De maneira idêntica, como foi no lançamento do Windows 10, o download desse novo sistema estará disponível pelo site oficial do Windows, de forma gratuita. Os usuários que possuem o Windows 10, poderão realizar a atualização sem o uso de programas extras.

Ainda assim, embora o sistema operacional não tenha uma data específica para a disposição aos usuários, a Microsoft liberou várias novidades, bem como, os mínimos requisitos para o Windows 11 e sua instalação. Nesse sentido, ainda se tem algumas dúvidas sobre a compatibilidade de um PC com o novo sistema operacional.

Windows 11 logo
Foto da microsoft

Sobre os requisitos

Requisitos para o Windows 11, mínimos para compatibilidade em um PC 

Processador           Dois núcleos (64-bit) de 1 GHz

Armazenamento      64 GB

Memória RAM          4 GB de RAM

Display                    9 polegadas e 1366 x 768 de resolução

DirectX                    Versão 12

Segurança Módulo    TPM 2.0

Conectividade          Conexão com a internet

Antes de mais nada, embora exista uma lista com os requisitos mínimos para o Windows 11, um método rápido de verificação da compatibilidade de um PC com o Windows 11, pode ser por meio do aplicativo “Verificação de integridade do PC“. Pode-se fazer essa verificação na página da internet, descriminada abaixo:

mundoconectado.com.br/noticias/v/19106/nova-ferramenta-da-microsoft-verifica-se-seu-pc-suporta-o-windows-11

O software no link abaixo, realiza uma averiguação de hardware no sistema e, em seguida, avisa o seu computador está adequado para receber o novo sistema operacional.

www.microsoft.com/en-us/windows/windows-11?OCID=2_pchc_windows_app_omc_win

A Microsoft anuncia ainda, que futuramente, podem haver requisitos adicionais para o Windows 11, em possíveis e futuras atualizações.

Mais informações específicas sobre requisitos para o Windows 11

Desde julho de 2016, a Microsoft exige que computadores, que chegaram ao mercado com o sistema Windows 10, deviam ter módulo de segurança TPM 2.0. Porém, a empresa abre exceções para computadores montados sob demanda, para imagens (ISOs) personalizadas do sistema e, também para modelos desenvolvidos pela fabricante, para fins comerciais específicos.

A maioria dos notebooks desde 2010, possuem o chip TPM na placa mãe. Todavia, não acontece da mesma maneira com os desktops. Assim, é em possível que um PC contenha uma ótima ficha técnica, mas, no entanto, não tenha condições para implantar o sistema operacional, no que diz respeito, aos requisitos para o Windows 11.