O Facebook está trabalhando em uma versão do Instagram para crianças com menos de 13 anos

A empresa de propriedade do Facebook diz que ainda não tem um plano detalhado em vigor

O chefe do Instagram, Adam Mosseri, confirma que uma versão do popular aplicativo de compartilhamento de fotos para crianças menores de 13 anos está em desenvolvimento, informou o BuzzFeed News. A empresa de propriedade do Facebook sabe que muitas crianças querem usar o Instagram, disse Mosseri, mas não há um “plano detalhado ainda”, de acordo com o BuzzFeed News.

“Mas parte da solução é compor uma versão do Instagram para jovens ou crianças em que os pais tenham transparência ou controle”, disse Mosseri ao BuzzFeed News. “É uma das coisas que estamos explorando.” A política presente do Instagram proíbe a entrada de crianças menores de 13 anos na plataforma.

 

“Cada circunstância mais as crianças estão perguntando aos pais se podem aderir a aplicativos que os ajudem a manter o contato com os amigos”, disse Joe Osborne, porta-voz do Facebook, em um e-mail para o The Verge. “Na situação não há muitas opções para os pais, portanto estamos trabalhando na edificação de produtos adicionais – conforme fizemos com o Messenger Kids – que sejam adequados para crianças, gerenciados pelos pais. Estamos explorando demonstrar uma experiência controlada pelos pais para o Instagram para auxiliar as crianças a seguir seus amigos, achar novos hobbies e interesses e extremamente mais. ”

O BuzzFeed News obteve uma mensagem de um quadro de mensagens interno onde o vice-presidente de produto do Instagram, Vishal Shah, disse que um projeto de “pilar da juventude” foi identificado como uma prioridade pela empresa. Seu Grupo de Produtos da Comunidade se concentrará em questões de privacidade e segurança “para garantir a experiência mais segura possível para os adolescentes”, escreveu Shah no post. Mosseri supervisionaria o projeto junto com o vice-presidente Pavni Diwanji, que supervisionou o YouTube Kids enquanto ela estava no Google.

O Instagram publicou uma postagem no blog no início desta semana descrevendo seu trabalho para tornar a plataforma segura para seus usuários mais jovens, mas não fez menção a uma nova versão para crianças menores de 13 anos.

O direcionamento de produtos online para crianças menores de 13 anos envolve não somente preocupações com a privacidade, mas igualmente questões legais. Em setembro de 2019, a Federal Trade Commission multou o Google em US $ 170 milhões por rastrear histórias de visualização de crianças para veicular anúncios no YouTube, uma violação da Lei de Proteção à Privacidade Online das Crianças (COPPA). O precursor do TikTok, Musical.ly, foi multado em US $ 5,7 milhões por violar a COPPA em fevereiro de 2019.

O Facebook lançou uma versão sem anúncios de sua plataforma de bate-papo do Messenger para crianças em 2017, destinada a crianças entre 6 e 12 anos. Os defensores da saúde infantil o criticaram como prejudicial para as crianças e instaram o CEO Mark Zuckerberg a descontinuá- lo. Então, em 2019, um bug no Messenger Kids permitiu que crianças participassem de grupos com estranhos, deixando milhares de crianças em bate-papos com usuários não autorizados. O Facebook silenciosamente fechou esses chats não autorizados, que afetou “um limitado número” de usuários.

Tradução do site: theverge