Levar o cachorro para fazer xixi! Um problema nas ruas!

Nessa época de isolamento social e quarentena, muitas pessoas questionam sobre como agir, quando levar o cachorro para fazer xixi ou cocô, quando esses animais só estão acostumados com a rua. Nesse sentido, há a sugestão para a necessidade de diminuir ou interromper os passeios por enquanto. Outra alternativa, bastante adequada e ponderada, é acostumar o cão a fazer as necessidades em casa, em um local específico.

A maioria dos cachorros, principalmente aqueles criados em casa, são acostumados a fazer as necessidades apenas na rua. Alguns donos de cachorro preferem levar o cachorro para fazer xixi rua, não somente por questões de higiene e limpeza. Antes de mais nada, os donos aproveitam para o passeio e “desestressar” o animal.

Segundo uma bióloga com mestrado em psicobiologia do comportamento animal, setenta por cento das pessoas pesquisadas, reclamam de xixi e/ou cocô em local errado. Por outro lado, 70% do abandono de animais no Brasil, se relacionam à dificuldade do dono de levar o cachorro ou gato, para fazer xixi em lugar adequado.

Dicas que evitam o cachorro fazer xixi no lugar errado.

Como resultado, se sugere algumas opções para evitar que os cachorros dos vizinhos ou da rua façam xixi em frente às casas. Eventualmente, é possível usar cheiros que são desagradáveis ao olfato dos cachorros.

 cachorro
cachorro

Pimenta

Assim como para as pessoas, o ardume da pimenta é forte e desagradável ao paladar, o cão se sentirá muito mal apenas com o cheiro. Porém, deve-se ter cuidado para não ferir o animal usando pimenta pura. Isso pode causar irritação nas mucosas nasais do animal. O ideal é misturar uma solução de água ou vinagre com pimenta em pó e espalhar no portão de entrada da casa.

Produtos de limpeza

Os produtos de limpeza que, normalmente, contêm cloro e amoníaco, são muito fortes para o olfato dos cachorros. Por outro lado, deve-se ter cuidado, até mesmo, quando usar esses produtos em casa, pois pode ser irritante até para os próprios animais de estimação.

Para evitar a sujeira em frente à casa, quando o dono levar o cachorro para fazer xixi ou cocô, faça uma boa limpeza no seu portão usando um produto forte, que já servirá de repelente.

Vinagre

O cheiro cítrico e forte do vinagre, por outro lado, funciona como repelente para os cachorros. Pode-se usar vinagre puro ou diluído em água. Pode espalhar por todo o comprimento do muro e no portão. Além disso, o vinagre ajuda na limpeza do cheiro de xixi de outros cachorros e desinfeta o portão.

 

Conclusões importantes

Jamais use naftalina, como já foi indicado erroneamente por algumas pessoas. É um veneno perigoso que pode causar uma intoxicação em animais, causando também a morte.

Para quem costuma levar o cachorro para fazer xixi na rua, também é importante ter bom senso e algumas regras para ter boas relações na vizinhança.

Procure levar o cachorro para fazer xixi e coco, no lugar adequado da casa, desde filhote. Pode-se forrar o lugar escolhido com bastante jornal ou toalhas próprias, para que ele pratique suas necessidades. Um animal de estimação assimila muito melhor as regras quando é mais novo, porque cresce educado naquele ensinamento.

Quando o animal já aparece maior para os donos, as regras para controlar essas situações são outras bem diferentes. Para essas dicas, acesse o link: www.granvitapet.com.br 

Agora seu cachorro vai fazer xixi no lugar certo!