6 Dicas para fazer um relacionamento a distância durar

dicas-relacionamento-a-distancia-capa

1. Você confia no seu parceiro?

A confiança é o primeiro e talvez o mais importante fator de sucesso de um relacionamento a distância. Pergunte a si mesmo as seguintes questões:
Meu parceiro confiável e seguro?
Ele(a) prova esta confiança sempre ou é ciumento e possessivo(a) ?
Confio em mim mesmo em um relacionamento a distância?

Para alguns, a confiança é uma questão complicada. Algumas pessoas confiam cegamente, enquanto outros têm problemas em confiar demais. Busque avaliar a confiabilidade do seu parceiro baseado em suas histórias e na relação dele com relacionamentos anteriores e com seus amigos e entes mais próximos.

2. Você e seu parceiro são intimamente compatíveis?

Autores famosos como Ronald Adler e Russell Proctor identificaram quatro formas com as quais podemos sentir uma ligação estreita com o nosso outro significativo. As quatro dimensões da intimidade são: física, emocional, intelectual e atividades compartilhadas.

Você pode baixar este modelo para fazer um teste e entender quais são as dimensões de intimidade que você e seu parceiro tem em comum ou também pode fazer  este teste de compatibilidade de signos.

3. Que tipos de coisas novas este relacionamento geram para a sua vida?

Considere os amigos em sua vida… apesar da diferença e peculiaridade de cada um, cada amiga sugere e provoca sentimentos e sensações diferentes em você. Uns a raiva, outros o carinho, outros te ensinam a conhecer coisas novas.

Até que ponto este relacionamento a distância está levando coisas novas para você? Até que ponto este relacionamento te dá mais energia para o seu dia a dia ou retira e drena suas energias para seguir o seu caminho?

Presentes Criativos para o Dia dos Namorados

4. A comunicação de seu parceiro te levantar ou derrubá-lo?

Dr. John Gottman, da Universidade de Washington, especialista em estudos de casal, concluiu após mais de vinte anos de pesquisa o desprezo e a indiferença são os melhores anúncios de que uma relação vai ter seu fim.

O desprezo pode ser expressado de inúmeras formas, tais como crítica, sarcasmo e não saber se comunicar com o parceiro. Segundo o cientista, ” um comunicador eficaz sabe como separar a pessoa do problema (ou comportamento), e ser tranquilo em relação à pessoa e ser firme sobre o assunto. Um comunicador ineficaz fará o oposto – ele ou ela vai apelar para o lado pessoal, quase como um ataque, além de minimizar ou ignorar o assunto em questão.”

relacionamento-a-distancia-mapa

Pergunte a si mesmo a seguinte: será que a comunicação do meu parceiro me eleva ou me derruba? Será que ele consegue separar bem os problemas comuns que temos em relação ao que somos?

5. Como é que você e seu parceiro lidar com o conflito no relacionamento?

Casais bem sucedidos conseguem resolver problemas e deixá-lo ir. Eles se concentram em cuidar do problema em vez de atacar a pessoa. Mesmo quando está com raiva, eles buscam formas de, mesmo chateados, ficar por perto. Uma vez que a questão seja resolvida, eles perdoam e esquecem. Mais importante ainda, os casais bem sucedidos podem aprender e crescer através de suas dificuldades interpessoais. Como um bom vinho, a sua relação melhora com a idade e fica melhor com o tempo.

Como enfrentar o divórcio?

6. Essa é com vocês!

Já passou por um relacionamento a distância e quer contribuir com alguma dica? Deixe seus comentários e suas dicas para que os leitores possam aprender e discutir esse assunto tão recorrente da nossa geração!

Beijos e até a próxima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *