DICAS – Como limpar o fogão e o forno!

Toda a pessoa que passa um bom tempo na cozinha, sabe que as bocas do fogão a gás quando entopem se torna uma situação desagradável. Isso acontece pela presença de sujeira, de gordura e mesmo com restos de comida que podem ficar nos buraquinhos por onde sai a chama. Mesmo com a limpeza diária, os pequenos restos solidificados podem causar também o cozimento mais demorado, com maior gasto do gás.

É possível identificar quando há algum entupimento, quando as chamas do fogo parecem em um tom amarelado, pois normalmente o tom das chamas é azul. Também se percebe um entupimento mais grave quando se gira o botão de alimentação de gás, e sentimos apenas o cheiro e não se consegue acender o fogo.

Como fazer

1. Embora a maioria das pessoas nunca tem tempo para uma limpeza profunda, isso deveria ser feito sempre após o uso do fogão. A limpeza consiste em lavar adequadamente as trempes (grades de apoio das panelas) e com uso de detergente e uma esponja, limpara bem as bocas do fogão, de preferência sob a água da torneira.

2. Tenha mais atenção com as bocas de gás. Observe cada buraquinho em busca de qualquer sujeirinha e resíduos de gordura. Use uma agulha própria para essa função, ou qualquer outra agulha fina e longa, para limpar bem o buraquinho, empurrando a sujeira e desentupindo bem.

3. O entupimento nas chamas do forno do seu fogão, pode ser percebido quando parecem não ter um bom acendimento. É preciso dar uma olhada mais de perto no acendedor. É preciso, primeiramente desligar o gás para evitar acidentes. Em seguida, retirar a chapa de fundo que separa o forno do acendedor. Use também uma agulha e, com muito cuidado, vai limpando os buraquinhos por onde sai a chama de gás.

Dica Importante

Um entupimento nas saídas de gás em fogões é uma ocorrência normal pelo uso diário e contínuo, entretanto também pode acontecer quando a limpeza não é feita corretamente. Procure limpar sempre o fogão cada vez que cozinhar. Use um desengordurante, passando com esponja ou pano macio, de acordo com o material do seu fogão. Isso evita a sujeira e facilita muito nas limpezas futuras.