Como fazer que as pessoas gostem de mim Leia mais

Como fazer que as pessoas gostem de mim? Essa é uma pergunta que muitos se fazem. A empatia é definida por psicólogos e sociólogos, como uma habilidade sócio emocional. É uma marca emocional do ser humano que se destaca como habilidade básica e imprescindível para o convívio social.

Essa palavra se refere à habilidade de se colocar no lugar do outro, com consciência dos seus sentimentos e tomando atitudes de acordo com essa percepção. É uma das funções mais importantes da inteligência, segundo os especialistas no assunto, pois torna mais visível o nível de maturidade de um indivíduo.

Isto é quando é compreendida como uma função da inteligência humana, a empatia se torna fundamento para uma educação humana muito maior, que se estende desde a infância até a vida adulta, se referindo ao controle e manuseio das emoções.

Como fazer que as pessoas gostem de mim – Importância da empatia

 

Se há alguma necessidade de ter atitudes, que possam fazer com que as pessoas gostem mais de você, é muito importante entender qual é a sua motivação para que isso aconteça. O primeiro passo é se autoconhecer. Se você tem uma necessidade de aprovação, é preciso pesquisar em si próprio e compreender o que está criando essa necessidade e, a partir desse autoconhecimento, resolver essa questão.
Nunca deverá existir motivos para fazer coisas que não têm coerência com os próprios valores, apenas para agradar os outros e ter a “empatia” positiva como retorno. Não há nada errado em querer ser melhor, contudo não se pode focar em “fazer” as pessoas gostarem obrigatoriamente em você.

 

Deve-se ter em mente e como ideal, ser alguém que contribui para um mundo com mais gentileza, respeito e empatia natural. Desse modo, suas atitudes aparecerão automaticamente, como um reflexo da sua autêntica empatia e irá incentivar as pessoas a serem iguais a você.

Praticar empatia de forma natural não é realmente fácil. Vivemos em uma rotina muito agitada, inclusive atualmente com o caos d pandemia, que nos traz u aumento desagradável de muitas pressões. Somente com perseverança e resiliência, será possível fazer mudanças, ainda que poucas e, gradativamente perceber melhorias no trabalho, em família e com as amizades.
A capacidade de se colocar no lugar do outro, vivendo dia após dia, é a principal regra para viver em sociedade. Somente dessa forma, temos uma linha que nos guia por um comportamento de sucesso, em qualquer tipo de relação com os outros e em qualquer situação.

  fazer que as pessoas gostem de mim
gostem de mim

Atitudes que pessoas mais gostam nos outros

Verdade

Por certo quando se escolhe ser verdadeiro e sempre viver, na verdade, aqueles que gostam de você irá se comportar da mesma maneira. E com certeza, estarão sendo sinceros, onde se enxerga o bom caráter e autenticidade. Virtudes que não tem preço. Jamais pressione a si mesmo para agradar a todos. Isso só fará com que você se desagrade a si mesmo, te causando um vazio muito ruim parecido com uma depressão.

Estar ao lado em todas as horas

É extremamente importante estar junto das pessoas que precisam de algum tipo de apoio. Independente do momento ser muito triste ou sensível, mas nas horas de muito sucesso e alegria pessoal do outro. Ficar feliz pelo próximo sem sentir inveja, é uma das maiores provas de amor do ser humano.
Só se deve fazer isso, se for realmente de coração aberto e de forma totalmente sincera.

Respeito ao espaço do próximo

Como fazer que as pessoas gostem de mim

ou seja, evite exigir a atenção e carinho de alguém o tempo todo. Isso é sufocante e acaba até mesmo irritando de uma forma nada saudável. Por mais que seja alguém que você mais ama, deve-se sempre dar um espaço. Todos precisamos de um certo “tempinho” para nós mesmo e, não só às vezes. É todo o dia.

 

Reconhecer os próprios erros

Uma das maiores verdades da vida é que todos os seres humanos cometem erros. Na maioria das situações, em que isso acontece, o homem erra por que está em evolução e aprendizado constantes, e não porque erra por maldade e intenção.
O que devemos ter consciência é sobre a atitude a ser tomada quando falhamos. O “negacionismo” por pura prepotência só nos fara menos empáticos e desagradáveis aos olhos do mundo. Quem é capaz de reconhecer um erro, sempre será uma pessoa muito mais agradável.

Como fazer que as pessoas gostem de mim  – Atitude positiva

Ninguém discorda que, estar sempre por perto de alguém que nos transmite paz e alegria é puro prazer. Ser alguém positivo é por definição simples, uma pessoa educada, sorridente, que faz comentário sempre agradáveis e de incentivo aos outros.
É compreensível que nem sempre temos momentos de alegria e prazer, mas ter momentos ruins é normal para todos. O que é visível numa pessoa positiva é que ela, quando não está num bom momento; evita comportamentos negativos como, incitar fofocas, gerenciar intrigas, ver somente o lado ruim de tudo e não esquece do sorriso.
Uma pessoa positiva busca sempre ser para os outros, a pessoa que você gostaria de ter ao lado, sem deixar de respeitar a sua essência.

Como fazer que as pessoas gostem de mim – Sempre ouvir

Somente escutar os sons (palavras) e depois responder, como se o outro precisasse de resposta, não é ouvir. É necessário praticar o acolhimento do próximo, entender o que ele está tentando expressar e, só então, dizer algo. Se desejar, poderá fazer perguntas para entender melhor e demonstrar seu interesse.

Quanto mais se pratica a empatia, muito mais teremos os efeitos positivos ampliados em todas as áreas de nossas vidas. Definida como uma habilidade, a empatia é assim, somente uma questão de estarmos disponíveis a essa prática.