SOBRE NÓS

Aqui você encontra absolutamente tudo sobre as notícias de famosos, TV, entretenimento, esportes, política e tecnologia. Veja a política de privacidade do nosso site!  CNPJ: 180472530001-86 Cidade: Telêmaco Borba

AVISO

Com as nossas dicas tentamos ajudar os nossos leitores, mas de forma alguma deve ser utilizado o site para substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre o seu médico antes de fazer qualquer uma das nossas dicas. O dicasmix não, terá qualquer responsabilidade pelos seus atos.

Cursos profissionalizantes! Veja as novidades no SENAI!

cursos profissionalizantes

Atualmente, uma das maiores preocupações da sociedade em geral é estar em estabilidade financeira e bem estar emocional. O homem é um ser gregário por natureza, ou seja, não vive sozinho. Na sociedade as relações mais importantes implicam na condição familiar e de trabalho. Sob o mesmo ponto de vista, talvez o trabalho seja a questão mais básica para a sobrevivência de todos. Nesse sentido, os cursos profissionalizantes são um dos melhores caminhos para quem tem urgência de se capacitar e enfrentar a competitividade no mercado de trabalho.

Com efeito, fazer um curso profissionalizante, oferece oportunidades certas de emprego e aceitação, principalmente, na área industrial. Diferentemente, a indústria em geral proporciona uma melhor estabilidade no emprego, em relação ao primeiro setor. Embora os empregos púbicos tenham a estabilidade através de concursos, no entanto, não oferecem de forma constante, ao crescimento intelectual e técnico que observamos no setor industrial e comercial.

Cursos profissionalizantes acabam incentivando o crescimento pessoal e, além de tudo, provocam a busca frequente de especialização pela competitividade no mercado. Hoje em dia, a tecnologia tem uma velocidade impressionante, em relação às inovações e desenvolvimento. Do mesmo modo, acontece uma modernização constante em todas as áreas de produção de materiais e produtos, inclusive, nas áreas de atuação humana e administrativa.

De fato, buscar a oportunidade de trabalho, fazendo cursos profissionalizantes se tornou uma ação de interesse prática e de bons resultados. Dessa forma, a inserção no mercado de trabalho é bem mais rápida, sobretudo, por atender à demanda do mercado.

cursos profissionalizantes

Importância de se fazer cursos profissionalizantes

 

A princípio, o que mais se exige no mercado de trabalho atual é a qualificação. Ainda que, sem experiências anteriores, um candidato ao trabalho tem boa aceitação quando tem uma qualificação específica. Do mesmo modo, os candidatos com cursos profissionalizantes, geralmente, possuem inciativas próprias para maiores qualificações e especialização na área que atuam.

Cursos profissionalizantes capacitam, principalmente os mais jovens, para a inserção no mercado de trabalho, sem a necessidade de possuírem graduação. Acima de tudo, a qualificação é o requisito que mais se destaca quando há novas demandas no mercado.

Diferente de outras formações acadêmicas, antes de mais nada, os cursos profissionalizantes tem uma duração mais curta, inclusive, com um investimento mais baixo. Por outro lado, é uma forma mais fácil para conseguir emprego com remuneração aceitável. Primeiramente, o objetivo dessa formação educacional é providenciar a qualificação em exigência no mercado, com teoria adequada e a prática indispensável para adentrar no mercado.

Uma das maiores importâncias dos cursos profissionalizantes é manter a indústria e até mesmo, o terceiro setor, em franco desenvolvimento. Quando há crise econômica se perspectivas de uma rápida solução, a demanda do mercado para formandos de cursos profissionalizantes aumenta consideravelmente. Isso, porque o custo de empregabilidade é menor em razão dos altos salários de trabalhadores com curso superior e especializações de alto grau.

Em consequência, já são mais de 3 milhões de jovens no país, com qualificação por cursos profissionalizantes, de acordo com dados do IBGE. À primeira vista, pessoas com cursos profissionalizantes, além de tudo, depois de contratadas podem ter treinamento com foco às necessidades da empresa. Desse modo, podem também crescer gradativamente até ocupar posições de destaque.

vantagens de fazer um curso profissionalizante

As vantagens de fazer um curso profissionalizante

Definitivamente, é uma excelente escolha, obter uma boa capacitação para colocação no mercado de trabalho. Do mesmo modo, os cursos profissionalizantes servem para uma reciclagem aos trabalhadores que visam uma recolocação na empresa ou troca de função. De qualquer modo, o ensino profissionalizante é o caminho mais adequado para quem busca a primeira oportunidade.

A princípio, os cursos podem capacitar estudantes para funções específicas, qualificando o aluno para sair diretamente da formação para o mercado de trabalho. Em vista disso, as opções de qualificação profissionalizante são imensas, inclusive, com a facilidade de se achar a que mais se adapta ao seu perfil.

O baixo custo é uma das grandes vantagens dos cursos profissionalizantes, pelo conteúdo mais específico e temo de realização mais rápido. Geralmente, são cursos inferiores aos de nível técnico e de graduação, porém, têm ótima aceitação no mercado. Antes de tudo, o custo pode ser até 40% a menos que os superiores. Consequentemente, as pessoas com baixo orçamento ganham uma maneira acessível para estudar e se especializar.

De maneira idêntica, a facilidade para estudar vem aliada à inexistência de pré-requisitos para as matrículas. Os cursos profissionalizantes, dependendo da instituição, são acessíveis a alunos que ainda não concluíram o ensino médio. Do mesmo modo, as aulas desses cursos acontecem com frequência, sem a necessidade de aguardar um novo ano letivo.

Finalmente, a maior vantagem de cursos profissionalizantes está na rapidez da empregabilidade. Nesse sentido, as empresas preferem pessoas especializadas, independente de experiências anteriores. Acima de tudo, esse perfil de empregado agrega mais valor a um setor operacional, sobretudo, várias outras vantagens na rotina de trabalho.

Um funcionário com capacitação profissional específica se destaca num processo de seleção. Como resultado, torna a inserção em um novo ambiente de trabalho mais ágil e eficiente.

O SENAI e o SESI como ensinos profissionalizantes no país

Em primeiro lugar, os serviços sociais autônomos denominados Sistema S, formam um conjunto de organizações das entidades representantes da indústria, do comércio, da agricultura e do transporte. Nesse sistema, o foco principal é na educação, assistência técnica, pesquisa, consultoria e assistência social às comunidades em torno de cada unidade de ensino. É um sistema que proporciona os melhores cursos profissionalizantes do país.

Dentro do Sistema S, o Sistema Indústria é a rede nacional de caráter privado, atuando em vários pontos de apoio ao setor da indústria no país. A rede desse sistema é composta pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Também fazem parte do sistema, as Federações Estaduais da Industria, nos 26 Estados e no Distrito Federal, além de mais de 1.200 Sindicatos Patronais Industriais.

SENAI e o SESI

O SESI se tornou uma das maiores referências da educação básica no Brasil. Proporciona o ensino infantil, o fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Por outro lado, o SENAI tem a responsabilidade na formação profissional de jovens e trabalhadores e, se tornou a principal instituição nessa área. Atualmente, é uma das maiores do mundo, oferecendo cursos de iniciação profissional, qualificação, técnicos, tecnólogos, graduação, aperfeiçoamento e pós-graduação.

De fato, o alinhamento e parceria direta do SESI e SENAI, com as indústrias e entidade sindical, além de ser uma grande estratégia de formação, está previsto na Constituição Federal. Dessa forma, para atender demandas das indústrias nas exigências do mercado, essas instituições alinham os seus propósitos às empresas.

Em suma, uma boa notícia é que, pesquisas mostram que 7 em cada 10 ex-alunos SENAI estão empregados e, que ex-alunos do SENAI com curso técnico têm 22,7% a mais de renda média.

 

Sobre os Cursos Profissionalizantes do SENAI em 2021

Todas as unidades do SENAI em todo o país, estão ofertando vagas em cursos profissionalizantes neste ano. Dessa forma, são mais de 2 mil vagas em cursos gratuitos presenciais e on-line. Os cursos de formação, aperfeiçoamento, iniciação profissional e também de caráter técnico. Estão à disposição em 10 estados brasileiros.

Os cursos profissionalizantes em oferta no SENAI 2021 são de duração curta, com carga mínima de 160 horas.

A inscrição para os cursos profissionalizantes SENAI deve se realizar na unidade de interesse, na forma presencial ou pela internet, pelo site oficial do Senai do estado.

http://www.portaldaindustria.com.br/

Após acessar o site acima, deve-se clicar na opção Senai e escolher a cidade e o estado onde mora e selecionar o ícone “Localizar”. Em seguida, deve preencher os dados pessoais e selecionar o ícone “Inscrever”.

Documentos pessoais para inscrição nos cursos profissionalizantes

CPF;

RG;

Comprovante de endereço;

Histórico escolar;

Comprovante de renda atualizado.

Para ter acesso à lista completa dos cursos em oferta no SENAI, é preciso acessar o site oficial do SENAI de seu estado, para conhecer todos os cursos, sobretudo, de acordo com as áreas de atuação à disposição.

 

 

v