Como procurar um novo emprego

São várias as preocupações e inseguranças que cercam os candidatos a um novo emprego. Em todas as pesquisas realizadas a respeito, a possibilidade de fazer o que ama está em primeiro lugar, enquanto que estabilidade e segurança em a seguir, revelando que a satisfação pessoal no trabalho ainda é a sensação mais esperada para o resto da vida, apesar de todo trabalhador visar condições estáveis de assistência e remuneração.

Segundo uma pesquisa bem recente, os maiores desafios comentados foram o desafio do mercado nas opções de trabalho, uma possível recessão econômica global e a idade do profissional. Sem contar que os candidatos entre 40 e 60 anos, tem a maior dificuldade de encontrar trabalho, pela rejeição imensa dos empregadores, apesar destes serem parte de uma formação social e familiar extremamente culta e inteligente.

Conseguir um novo emprego pode se tornar uma empreitada desgastante e difícil para muitas pessoas. Atualmente, por causa da pandemia, as vagas de trabalho parecem ainda mais escassas. Por isso, é importante que o candidato tenha pronto consigo, algumas sugestões na hora de sair atrás um novo emprego.

Dicas importantes

1. Pesquise sobre a empresa que está interessado em trabalhar. É essencial conhecer a rotina de trabalho do local. Inclusive, certificando-se que a vaga é verdadeira. Tudo isso auxilia muito no momento de encontrar um bom emprego, de maneira confortável e com segurança.

2. Uma das medidas mais importantes é saber filtrar as oportunidades, ao mesmo tempo em que se preocupa em conseguir a vaga adequada. O filtro nessa procura é sobre o que oferecem como vaga de emprego e próprio perfil de trabalho carregado pelo candidato; ou seja, procurar sempre por vagas que se encaixem no teu perfil. Uma pessoa que não tem afinidade com contabilidade e estatísticas, nunca deve procurar ocupação em uma vaga de administração.

Um novo emprego na pandemia

A pandemia é um fato evidente de que afetou, não somente o ser humano, mas a própria vida econômica no planeta. Com isso o mercado de trabalho foi bastante afetado e, a procura de um novo emprego de forma presencial, se tornou extremamente difícil. Foi necessária a adaptação tanto dos empregados em geral, como das empresas de todos os setores. A maior adaptação aconteceu na digitalização no processo de contratação.

Mas é possível também, utilizar aplicativos na procura por um novo emprego. Faz o trabalho de conseguir um novo trabalho e ao mesmo tempo respeita o distanciamento social. A maioria dos aplicativos que oferecem emprego atualmente, oferecem a possibilidade de enviar o Currículo, de forma digital.

Inseguranças dos Candidatos

Por todo o planeta, é evidente as preocupações das pessoas que procuram um emprego. Segundo pesquisas feitas por entidades idôneas, os candidatos a um emprego revelam uma lista bastante interessante e lógica.
Algumas preocupações da pesquisa mundial, foram listadas como as mais citadas e importantes na estatística.

  • Problemas ambientais (18%)
  • Segurança (14%)
  • Problemas de saúde (13%)
  • Qualidade educacional (8%)
  • Privacidade digital (7%)
  • Fake news (6%)
  • Aumento do custo de vida (6%)
  • Custo com cuidados de saúde (3%)

As outras adversidades que preocupam, ficaram em porcentagens menores, ainda que também sejam parte da preocupação geral como, a recessão econômica, a estabilidade no trabalho, desigualdade social e os planos de aposentadoria para o futuro.

Deve-se ressaltar que nas pesquisas no Brasil, há preocupações que podem ser controladas pelos candidatos como; a falta de confiança e medo de falhar.
Houve ainda o registro de que muitos sentem a falta de motivação, seguida pela falta de tempo, falta de experiência de trabalho e falta de aconselhamento e de habilidade necessárias.