Cursos da Escola do Trabalhador online!

Em uma parceria com a MICROSOFT, a Escola do Trabalhador, uma plataforma da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, passa a oferecer a partir de abril deste ano, cursos online de forma gratuita e com certificação.

O projeto Escola do Trabalhador foi uma iniciativa do Ministério do Trabalho (hoje parte do Ministério da Economia) em parceria com a Universidade de Brasília, criado em 2017. Tem como objetivo promover qualificação profissional gratuita e online, com acesso fácil aos trabalhadores e desempregados.

Agora os cursos gratuitos estão sendo oferecidos na área de tecnologia, está de volta em versão “4.0”, em parceria com a Microsoft. O projeto pretende atingir a capacitação de até 5 milhões de pessoas, voltado para a qualificação na área digital, para melhorar os índices de emprego no país.

Os Cursos Escola do Trabalhador

O site disponibiliza os primeiros seis cursos online da trilha “Letramento Digital”’. São cursos para incentivar o trabalho com computadores, acessar conhecimentos online, melhorar a comunicação virtual, criar conteúdo digital; manejar conteúdos digitais, e ter maiores participações do mundo da internet, com segurança e responsabilidade.
A plataforma é melhorada e desenvolvida em parceria com a Softex, e anunciou a colocação de outros 41 cursos, em mais 10 trilhas, ao longo de abril, maio e junho.

Os cursos anunciados para os próximos meses são das áreas como Excel, inglês, espanhol, saúde, segurança, “design” e gestão e negócios. Também irá oferecer cursos nas áreas de edição de imagens, segurança da informação, análise de investimento, e vários outros.

Duração e Requisitos

A plataforma é aberta para qualquer pessoa, e não exige escolaridade prévia. Os cursos oferecem Certificado pela Universidade de Brasília (UnB), na forma de cursos de extensão. Têm, em média, a carga horária de 40 horas.
Os usuários só necessitam de um computador ou outro dispositivo qualquer, que possa ter acesso à Internet.

Para inscrever-se nos Cursos, basta acessar o link:
empregamais.economia.gov.br/escoladotrabalhador40

Informações Gerais

O conteúdo dos cursos está disposto em textos, vídeos e jogos. A linguagem de aula é para ser simples. Quanto à navegação no site, a organização da plataforma pretende que seja intuitiva, para que possa ser acessível a todos.

Os cursos não têm assistência de um tutor, mas, terá canais de comunicação através de um portal, para um melhor retorno de compreensão dos alunos e ajustes necessários.