Saiba mais sobre a bactéria no cérebro que deixou a vocalista da banda Calcinha Preta, Paulinha Abelha em coma

Existem pessoas contaminadas que não apresentam sintomas, no entanto podem carregar o vírus ou bactéria e contaminar outras pessoas.

A vocalista da banda Calcinha Preta, Paulinha Abelha está em coma por causa de uma bactéria no cérebro que mais é conhecida como meningite.

Geralmente essa doença é transmitida de pessoa para pessoa, por contato das vias respiratórias através de gotículas ou secreções do nariz ou da garganta, também pode ser transmitida pela ingestão de água ou alimentos que estejam contaminados ou que estiveram em contato com as fezes de pessoas infectadas.

Existem pessoas contaminadas que não apresentam sintomas, porém podem transportar vírus ou bactérias e contaminar outras pessoas.

A meningite pode ser bacteriana ou viral, é um processo inflamatório das meninges que são as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal.

A doença é considerada uma doença grave e endêmica no Brasil. A meningite bacteriana costuma apresentar-se mais fortemente no inverno e a meningite viral no verão.

É necessário estar atento aos sintomas que variam muito de pessoa para pessoa, sendo os mais comuns dor de cabeça, febre, rigidez de nuca acompanhada de náuseas e vômitos, confusão mental e manchas vermelhas na pele.

 

No caso da meningite viral, o tratamento é baseado nos sintomas e medicamentos como antibióticos não são necessários. Para estreptococos, é essencial começar com antibióticos e quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de cura. A doença é grave e pode levar à morte se não for tratada adequadamente.

Via: metropoles.com