O que é ChromeCast? Veja como transformar a televisão em digital

Você é um aficionado por tecnologia e quer ter sempre o melhor que ela oferece em mãos? Pois então você precisa conhecer o que é ChromeCast. Ele é um dispositivo que pode transformar sua televisão em digital ou adicionar àquela que já seja desse tipo novas funções.

Esse dispositivo pertence à empresa Google. O lançamento dele ocorreu em 2013. Desde então, houve a apresentação de novas versões mais complexas, sendo que ele ainda se apresenta como uma ótima ferramenta.

Suas conexões são inúmeras e permitem que você controle sua televisão diretamente do seu celular. Ainda, a transmissão de conteúdos ocorre entre esses dispositivos. Para saber mais sobre o Chromecast, continue lendo e confira tudo abaixo!

O que é ChromeCast?

O ChromeCast é uma ferramenta do tipo dongle. Com isso, ele possui um cabo de conexão HDMI, de USB e de energia. Ao conectá-lo à televisão, usando o cabo de energia ou USB para carregar, você dá novas funções à televisão.

Por exemplo, considere que você tem uma televisão que não é Smart Tv. Nesses casos o ChromeCast permite que você dê ao aparelho funções inteligentes. Por exemplo, conectar a aplicativos de streaming.

Por outro lado, para quem já possui uma televisão inteligente, o ChromeCast dá novas funções. Muitas vezes o aparelho de TV não tem conexão, mesmo quando smart, a alguns aplicativos. A ferramenta do Google, por outro lado, pode contornar essa situação.

Por isso, o que é ChromeCast se tornou tão popular no mercado. Ele dá muitas facilidades e permite que você controle a sua televisão pelo celular, à palma da mão. Além disso, os novos aparelhos também acompanham um controle próprio, facilitando ainda mais seu dia a dia.

Quais são as vantagens do ChromeCast?

Agora que você já sabe o que é ChromeCast e para quais funções ele se destina, cabe ver todas as vantagens que ele traz para você:

  • Acesse conteúdos de streaming pelo celular e os transmita para a televisão;
  • Controle as transmissões pelo smartphone, abrindo-as, fechando-as e alterando o volume ou o que está sendo transmitido;
  • Tenha acesso a diversos conteúdos na tela da sua televisão, mesmo que ela não seja smart;
    Deixe de ver conteúdos como filmes pelo computador ou celular e dê melhor uso às telas de televisão da sua
  • casa;
    Deixe seu lar mais inteligente, com conexões fáceis que dependem apenas da internet;
  • Uso do aparelho ChromeCast não interrompe ou prejudica o uso do celular para outras coisas;
    Transmita fotos e vídeos na tela da televisão.

Com quais aplicativos o que é ChromeCast possui compatibilidade?

Esse dispositivo de conexão é bastante interessante por ter compatibilidade com inúmeros tipos de aplicativos de streaming, ou seja, de conteúdos audiovisuais que podem ter reprodução de acordo com a sua escolha.

Portanto, são compatíveis com o ChromeCast:

  • Amazon Prime Video;
  • Crackle;
  • Disney Plus;
  • Deezer;
  • Globo Play;
  • Google Play Filmes;
  • Real Player Cloud;
  • Spotify;
  • Twitch;
  • YouTube e YouTube Music.

Portanto, você pode reproduzir com o dispositivos diversos tipos de conteúdos, sejam de áudio ou vídeo. Para isso, basta que o aparelho que condiz ao que é o ChromeCast esteja conectado à televisão e à rede de internet da sua casa.

Como usar o ChromeCast?

Usar o ChromeCast é muito fácil. Uma vez que ele é um dispositivo do tipo dongles, ele tem conexão à televisão por meio da entrada USB e HDMI. A primeira, contudo, pode ser dispensada caso você conecte o dispositivo à tomada. Em caso contrário ele usa a energia pela TV.

Então, seguir o passo a passo das instruções em tela para, por fim, conectar o dispositivo ao seu Wi-fi e criar o seu local de transmissão, caso haja mais de um aparelho desses pela sua casa. Assim, por exemplo, você pode nomear “Sala” e “Quarto”.

A partir disso, o dispositivo que corresponde ao que é ChromeCast ligará automaticamente nas abas de controle HDMI da sua televisão. Então, basta abrir um aplicativo de streaming e localizar o espaço de conexão.

Ele geralmente se ilustra por um retângulo com “sinais de transmissão”. Clique sobre ele e, logo após, no local para transmissão, de acordo com o nome que você deu ao dispositivo. Por último, clique sobre ele e conecte e leve a transmissão à televisão.

A partir disso você pode fazer uso de tudo que o ChromeCast oferece. Economiza, também, ao deixar de ter a necessidade de adquirir um modelo de televisão mais moderno para que possa assistir aos seus conteúdos favoritos.

Além disso, uma vez que atualmente o aparelho de dongle tenha mais de uma versão no mercado, você pode analisar aquela que lhe é mais vantajosa. Por exemplo, pode abrir mão do controle próprio do aparelho e encontrar preços menores. Afinal, lembre-se que o seu celular atuará como controle remoto do ChromeCast.