A incubadora interna do Google, Area 120, está lançando hoje seu último projeto chamado Stack , um aplicativo que ajudará você a digitalizar seus documentos, recibos e outros papéis que você tenha pela casa e, em seguida, salvá-los automaticamente no Google Drive. O aplicativo também sugere um nome para suas verificações e a categoria certa – ou “pilha”, como é chamada.
No lançamento, o Stack pode digitalizar uma variedade de documentos de tamanhos diferentes – como contas, recibos de compras ou até mesmo IDs – que são então transformados em PDFs e organizados, enquanto informações importantes de dentro do arquivo são detalhadas usando a tecnologia AI.
A ideia para Stack vem de Christopher Pedregal , que anteriormente cofundou a startup da edtech Socratic, que foi adquirida pelo Google em 2018.
Pedregal observa que, na Socratic, eles aproveitaram a visão computacional do Google e as tecnologias de compreensão de linguagem para tornar o aprendizado mais fácil para os alunos do ensino médio. Enquanto estava no Google, ele começou a pensar em como essas mesmas tecnologias poderiam funcionar para organizar melhor os documentos. Para experimentar a ideia, ele se juntou a Matthew Cowan. Os dois trabalharam juntos pela primeira vez no DocAI , uma equipe do Google Cloud que estava desenvolvendo tecnologia de IA capaz de analisar bilhões de documentos.
Eles perceberam que também poderiam aplicar a tecnologia corporativa do DocAI aos documentos pessoais dos usuários, o que levou à criação do Stack.
Com o aplicativo Stack, inicialmente disponível para Android, os usuários podem tirar uma foto de um documento e o aplicativo irá nomeá-lo automaticamente e “empilhá-lo” na categoria correta – como Veículos, Bancos, IDs, Recibos, Casa ou Contas. Os usuários também podem marcar com estrela suas verificações mais importantes para um acesso mais rápido.
Embora a capacidade de digitalizar rapidamente documentos fotografando-os não seja nova – a Microsoft oferece o Office Lens há anos, por exemplo – Stack também será capaz de identificar informações importantes de dentro dos documentos, como a “data de vencimento” em uma fatura, o “valor total devido” ou “número da conta”. Ele pode, então, extrair essas informações para torná-las mais fáceis de encontrar mais tarde.
O aplicativo também permite que os usuários pesquisem o texto completo dos documentos, não apenas o título, para encontrar as informações de que precisam. Para manter os itens protegidos, os documentos de Stack podem ser protegidos por impressão digital ou leitura facial, semelhante à forma como o Google Drive funciona hoje. E os usuários do Drive podem ter todas as suas digitalizações automaticamente sincronizadas com o Google Drive.
O Google diz que o aplicativo está disponível atualmente no Android, como um download gratuito sem compras no aplicativo.