Menstruação menos menstruada: o melhor de tudo do coletor/copo menstrual!

O meu é dessa marca, Meluna!

Já falei muito de menstruação por aqui, principalmente no ano passado. Pessoalmente já tive várias fases de amor e ódio com ela. Quando era pequena queria menstruar logo e curti muito quando finalmente veio a menarca! Aí passado um tempo comecei a ter cólicas horríveis e não conseguia usar OB, passei a detestar.

Mais pro fim da adolescência voltei a gostar de ficar menstruada, as cólicas diminuiram (ou eu que me acostumei né?). Na vida adulta descobri como é bacana ficar menstruada e comecei a me perguntar de onde vinha todo o nojo, desconforto e ódio que eu tinha com a bendita quando era mais nova. E reparei que muita gente tem esse nojo ou desconforto, ou até ódio!

Mas foi só agora que eu percebi como o tipo de “proteção” que usamos durante a menstruação afeta a nossa experiência do que é a menstruação. Mudei radicalmente minha vida a partir de agora, com a chegada do meu coletor menstrual.

Antes de começar a ir a fundo aqui, eu digo que o motivo pelo qual escolhi o coletor menstrual não foi o meio-ambiente (apesar de ele ser mais ecológico) nem o preço (apesar de tornar sua menstruação muito mais barata).
Foi em primeiro lugar a curiosidade, em segundo a genialidade desta invenção. Em terceiro talvez que tenha sido criado por mulheres – diferente do papa nicolau, credo, como reclama minha ginecologista com meu apoio total. Mas que raios é esse coletor menstrual?
Já mencionei ele aqui mas demorei muito pra comprar o meu. Talvez faltasse um pouquinho de confiança, talvez organização financeira. Mas comprei. O coletor menstrual é um copinho de silicone cirúrgico que fica posicionado no finalzinho do canal vaginal, bloqueando a saída do sangue e coletando ele todinho. O melhor? O sangue fica guardadinho dentro do útero, onde ele pertence e, como não entra em contato com o ar (como quando usamos modes) ele não cheira nadinha de nada…
Outra coisa que observei é que usando modes temos a impressão de que sangramos muito mais do que, na verdade sangramos em um dia. Eu fiquei ontem com ele o dia todo e antes de dormir tirei pra esvaziar (você mesma insere o copinho e tira, pode ficar até 8 a 12 horas com ele ali dentro direto, uma belezinha) e tinha umas míseras gotinhas. Normalmente de modes parece uma enxurrada, porque o modes é feito pra espalhar o sangue…
Não dá pra sentir absolutamente nada, diferentemente do OB. Como a parada é de silicone, os fluidos vaginais ficam todos ali, intactos, e a lubrificação do canal inclusive! É sossegado de tirar, colocar, acertar o lugar… As dicas que minhas queridas Blogueiras Feministas me deram também ajudaram bastante! (leia nesse post das BF sobre o preço, duração e outros detalhes dos coletores)
O copinho se adapta muito bem ao canal vaginal então parece que não estou menstruada! Não dá pra sentir que ele está ali, eu não fico pingando o dia todo, na hora de usar o banheiro pra xixi não tem aquele montão de sangue aborrecendo, não tenho que passar o dia trocando pra não ficar cheiro… Enfim, é a glória! Estou muito, muito, muito satisfeita! Descobri inclusive que a “melequeira” toda que acontecia durante o sexo era porque o sangue fica do lado de fora da vagina (com absorvente externo normal passamos o dia com aquele sangue lá esfregando na parte externa toda da vagina e nos pelos). A “melequeira” simplesmente sumiu! Sexo durante a menstruação é e tem que ser sempre uma delícia, mas com essa mudança do coletor na minha vida ficou melhor ainda! E de bônus ainda dá pra ficar sem calcinha numa boa – pra quem tem candidíase quase crônica como eu, é uma ótima!
Me digam se há algum ponto negativo? Porque dadas as circunstâncias, colocar uma ou duas vezes por dia os dedos na vagina e puxar o copinho, lavá-lo e depois colocar de novo me parece um trilhão de vezes mais higiênico, saudável e natural do que dobrar modes sujo quatro vezes por dia (ou mais) e enrolar em quilos de papel higiênico. Sem falar que o modes sempre vaza comigo e o coletor não vazou nenhuma vezinha… 🙂 Viva!
Esta é a menstruação que eu quero pra sempre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *