Google Chrome adota novo design de ícones pela primeira vez em oito anos

O Google Chrome existe há anos, mas quando a primeira versão beta foi lançada para o Windows em 2008, o navegador tinha um ícone de aparência muito diferente do que tem hoje. Embora o icônico orbe Chrome tenha mantido os mesmos elementos básicos de design e cores, sua aparência ficou progressivamente mais plana ao longo dos anos – primeiro em 2011 e depois em 2014. Agora, o Chrome continua essa tendência com seu primeiro ajuste de logotipo em 8 anos e, embora as mudanças possam parecer bastante sutis, trata-se de tornar o ícone mais flexível e adaptável entre plataformas e suas respectivas linguagens de design.

O designer do Chrome, Elvin Hu , detalha o que está mudando para nós . O ícone emprega novos tons de verde, vermelho, amarelo e azul que deveriam ser mais vibrantes e marcantes, e as sombras sutis anteriormente presentes no anel externo foram completamente removidas para obter uma aparência quase totalmente plana – “quase” porque ele usa um gradiente muito leve na tentativa de mitigar uma “vibração de cor desagradável” entre alguns desses tons fortemente contrastantes. Caso contrário, é mais plano do que um pedaço de papel.

Além de ajustar as cores, o Chrome também está refinando algumas proporções – o círculo azul interno fica visivelmente maior e o anel externo é mais fino. Todas essas mudanças estão sendo feitas para “alinhar-se com a expressão de marca mais moderna do Google”. Mas honestamente – muitos deles são tão discretos que você provavelmente não perceberia se não estivéssemos falando sobre eles.

Talvez a mudança mais impactante seja como o Google está adaptando o ícone para outras plataformas. O ícone do Chrome agora toma medidas para se misturar com as dicas de design da interface do usuário nos vários sistemas operacionais disponíveis. Para o Windows 10 e 11, por exemplo, o ícone assume um design claramente graduado para combinar melhor com outros ícones na barra de tarefas, enquanto no macOS, assume uma aparência 3D neomórfica, assim como os aplicativos do sistema Apple.

No Chrome OS, ele usa cores mais brilhantes e sem gradientes extras, e o aplicativo beta no iOS possui um ícone especial semelhante a um projeto como um aceno para outros aplicativos beta/desenvolvedores da Apple.

O navegador Chrome assume muitas formas e adapta sua experiência a qualquer plataforma em que esteja disponível e, como tal, o Google achou correto que sua marca e ícone também se adaptassem à plataforma. A empresa explorou várias outras mudanças de design menos sutis no ícone do Chrome, incluindo a introdução de mais espaço negativo, mas acabou optando por esse novo ícone adaptável (se ainda não muito familiar).

O ícone atualizado do Chrome foi visto na última ramificação do Canary e deve ser lançado para todos nas próximas semanas.

Google Chrome: rápido e seguro