Detran-MS começa a receber nesta 4ª inscrições para CNH Social; confira como participar

As inscrições para o programa CNH Social, que dá acesso gratuito à primeira carteira de habilitação das categorias A, B e AB, começam nesta quarta-feira, 30 de março, e vão até 6 de abril. É bom ficar atento, pois as inscrições serão feitas exclusivamente pelo site detran.ms.gov.br, no período de 30 de março de 2022 08h00 a 06 de abril de 2022, 23h59
O programa previdenciário da CNH pode atender até 5 mil pessoas, segundo o governo do MS. As vagas serão disponibilizadas por etapa e região do Mato Grosso do Sul nos próximos 12 meses.

O edital (veja ao final do texto) contendo todas as regras do programa foi publicado nesta terça-feira (29) no Diário do Estado. No total, serão 1.180 vagas de categoria A, 1.000 vagas de categoria B, 2.570 vagas de categoria AB e 250 vagas de PcD na CNH Social.

As vagas também são discriminadas por município e região separadamente, sendo 1.650 para Campo Grande, 800 para Dourados e Região, 300 para Naviraí e Região, 300 para Três Lagoas e Região, 300 para Ponta Porã e Região, 250 para Paranaíba e Região, 250 para Municípios da Região da Capital, 250 para Corumbá e Ladário, 250 para Nova Andradina e região, 250 para Aquidauana e região, 200 para Jardim e região e 200 para Coxim e região.

Critérios para participar do CNH Social

Para ter acesso aos benefícios da CNH, o candidato deve atender a alguns requisitos, incluindo registro no CadÚnico do governo federal até 19 de fevereiro de 2022 e renda per capita de até meio salário mínimo ou renda total. De até dois salários mínimos, sabem ler e escrever. Exige-se também que o cidadão resida no Mato Grosso do Sul há pelo menos dois anos.

Pessoas que cometeram infração penal durante a condução de veículo que tiveram a carteira de habilitação cassada ou a carteira de habilitação cassada têm carteira aberta RENACH- procedimentos perdem o direito aos benefícios ou fornecem dados incorretos no momento do cadastro.

Inscrições CNH Social

Para se inscrever, o candidato deve acessar o site do Detran-MS, se cadastrar no site e seguir para as informações cadastrais no ícone CNH MS Social. Após o cadastro, o Detran-MS tem 30 dias para publicar a relação de candidatos elegíveis.

Uma vez publicada, o candidato será identificado para CNH Social por meio de edital publicado no site do Detran-MS edital intimado. MS apresentar à agência documento de identificação original idêntico ao fornecido no ato do registro e cópia do mesmo para abertura do processo RENACH e aquisição de imagens.

EDITAL CNH SOCIAL