Benefícios da chia para a saúde

Benefícios da chia para a saúde

A chia é uma semente originária da Colômbia e do México, e já integrava parte da alimentação dos nossos ancestrais. A chia é uma ótima fonte de fibras, proteínas, vitaminas do complexo B, ácidos graxos e minerais como o cálcio e o zinco. Confira a seguir todos os benefícios da chia para a saúde!

Benefícios da chia para a saúde

Auxilia no emagrecimento

Um dos maiores benefícios da chia é que ela é uma ótima aliada na perda do peso, por causa da sensação de saciedade proporcionada pela semente. Saiba que suas fibras conseguem absorver muita água, transformando-se em gel. Ao ficar saciada, a pessoa sente menos fome, e consequentemente consome menos alimentos. A chia ainda evita a formação da temível gordurinha localizada, inimiga número um de quem pretende ver os ponteiros da balança caírem para ficar bela naquela roupa que não cabe mais.

Atua na prevenção e no controle do diabetes

Por causa do seu alto teor de fibras, a chia auxilia na melhoria da sensibilidade da insulina, melhorando dessa forma a glicemia depois da refeição. As fibras deixam a absorção dos açúcares pelo intestino mais lenta, ajudando a manter a glicemia devidamente controlada.

Ação anti-inflamatória

O grão de chia possui ômega 3 (ácido linolênico), que tem a propriedade de atuar no combate da inflamação do organismo. Uma pesquisa feita pela AYERZA, R e COATES W, publicada na revista Annals of Nutrition and Metabolism, demonstrou que uma dieta com chia, conseguiu elevar as taxas plasmáticas de ácidos graxos ômega 3.

Efeito desintoxicante

Antioxidantes, como, por exemplo, o ácido cafeiro, de composição da chia, possuem a responsabilidade de ajudar a desintoxicar o fígado, e ainda impede a formação dos radicais livres que destroem as membranas celulares, e desencadeiam o processo de envelhecimento.

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Regula o colesterol

A chia possui 77% de gorduras de ácidos graxos ômega 3 e ômega 6, que possuem como propriedades diminuir o LDL, o colesterol ruim e elevar o HDL, colesterol bom. Além disso, o consumo de chia reduz os triglicérides na corrente sanguínea.

Fortalece a imunidade

A chia possui minerais como o zinco e o selênio, que ajudam no nosso sistema imunológico. O grão é um alimento muito importante em nossa dieta, já que ajuda a reforçar as defesas, evitando o contágio de doenças como resfriados, gripes, além de diversos processos infecciosos. Sem contar que por possuir nutrientes como o manganês, fósforo, potássio, sódio e cálcio, a semente de chia é essencial para a manutenção e saúde das células.

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Como consumir a chia

O grão pode ser consumido cru, triturado ou em forma de óleo ou gel. Vale citar que a semente mantém todas as suas propriedades em todas as suas formas de consumo. Você pode, por exemplo, usar óleo de chia para temperar as saladas, para dar um sabor a mais ou ainda acrescentar as sementes em bebidas como vitaminas, sucos, ou iogurtes. Fica uma verdadeira delícia e é uma ótima forma de você levar uma vida muito mais saudável sem perder o sabor.

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